Liga Futsal entra em fase decisiva com quatro catarinenses em quadra Montagem sobre fotos de Leo Munhoz, Salmo Duarte, Ricardo Artifon (ACF) e Beto Costa (Divulgação)/

Foto: Montagem sobre fotos de Leo Munhoz, Salmo Duarte, Ricardo Artifon (ACF) e Beto Costa (Divulgação)

Santa Catarina está há cinco temporadas sem conquistar um título na Liga Nacional de Futsal, que entra em sua fase decisiva a partir de hoje, com duas partidas. O último grito de "É Campeão" foi ecoado pelo time de Jaraguá do Sul, em 2010. De lá para cá, o Estado sempre teve um representante entre os três primeiros colocados em todas as edições, exceto na de 2015.

Com quatro equipes catarinenses classificadas às oitavas de final, a esperança é que, em 2016, o Estado possa voltar a subir no lugar mais alto do pódio. Joinville, Jaraguá, Concórdia e Florianópolis entrarão em quadra em jogos mata-mata. O Tricolor do Norte encara o São José, nesta sexta-feira, às 18h45min, em São José dos Campos (SP). O Floripa Futsal também joga nesta sexta, contra a ACBF, na Capital, às 20h.

– Os jogos em que tivemos ginásio cheio o time respondeu bem, e também tem a pressão que o adversário sente. O público que for vai acompanhar um grande espetáculo de futsal – convoca o treinador do Floripa, Antonio Mafra.

Com a melhor campanha entre os times de SC, o JEC/Krona não quer saber de favoritismo diante do time paulista, que terminou a classificatória na 13ª posição.

– Temos que fazer valer o que foi a primeira fase, com intensidade, para não sermos surpreendidos – pontua o técnico do Joinville, Vander Iacovino.

Jaraguá e concórdia também estão na briga

Com quatro títulos na Liga, a equipe de Jaraguá sabe da importância do jogo de amanhã, fora de casa, contra o Magnus de Sorocaba, mas está concentrando seus esforços para o duelo da volta, em Jaraguá do Sul, dia 14. A direção conta com o apoio do torcida e já colocou os ingressos à venda.

O Concórdia será o último catarinense a entrar em quadra nos jogos de ida. O time do Oeste, vice-campeão em 2013, recebe o Assoeva e luta para garantir a classificação e, quem sabe, chegar em mais uma final.

JEC foi o melhor do estado na 1ª fase

O JEC/Krona é o melhor catarinense entre os classificados às oitavas de final da Liga. Com 35 pontos, terminou a primeira fase em quarto lugar e chegou a ocupar a liderança na oitava rodada. Com uma campanha estável, em 19 rodadas, figurou entre os quatro primeiros em 14. Desde 2012 o Joinville não sobe ao pódio, ano em que chegou ao segundo lugar, perdendo a decisão para o Intelli (SP). Para este primeiro duelo contra o São José, o técnico Vander Iacovino terá o elenco completo à sua disposição, um motivo a mais para acreditar em uma vitória fora de casa rumo à classificação.

Floripa encara o atual campeão

O Floripa Futsal vai tentar fazer o dever de casa e garantir alguma vantagem contra o Carlos Barbosa, do Rio Grande Sul, nesta sexta-feira, às 20h, no Ginásio Rozendo Lima, em Florianópolis. O time da Capital terminou a primeira fase da competição em 11º lugar, com 22 pontos e não conseguiu vencer a ACBF, atual campeã da Liga Futsal, no encontro entre as equipes. Agora, comandada pelo ex-jogador Antonio Mafra, o Floripa espera contar com todo o apoio da torcida. Os ingressos para o confronto estão sendo vendidos por R$ 20 (R$ 10 meia).

Jaraguá contra o time de Falcão

A missão do Jaraguá Futsal não será das mais fáceis nestes playoffs da Liga Futsal, apesar da equipe catarinense, tetracampeã da competição, ter terminado a fase de classificação três posições à frente (7º) e com oito pontos a mais do que o rival. Em um ano turbulento, de crise financeira e mudanças na administração – o goleiro Franklin e o preparador físico Mauro Sandri assumiram a gestão do clube – , a equipe terá pela frente o Magnus Sorocaba, do craque Falcão, e atual campeão do Mundial de Clubes. A partida deste sábado, às 13h, marcará a inauguração da Arena Sorocaba (SP).

Concórdia quer uma nova final

Concórdia e Assoeva têm tudo para fazer um dos confrontos mais disputados dos playoffs da Liga Futsal. A primeira partida é sábado, 19h, em casa. O time catarinense terminou a fase classificatória em nono lugar, com 25 pontos. Uma posição atrás do adversário gaúcho que tem a oitava colocação, com 28. O time do Oeste largou bem na Liga, despencou ao 13º lugar na oitava rodada e depois fez uma campanha de recuperação. A novidade para o jogo deste sábado é o retorno do técnico Morruga, que ficou afastado durante quatro jogos, dedicado ao Mundial da Colômbia, à serviço da Fifa.

Jogos 1ª rodada
São José dos Campos x JEC/Krona (SporTV)

Sexta-feira: 18h45min
Local: Ginásio Tênis Clube, São José dos Campos (SP)

Floripa x ACBF
Sexta-feira
: 20h
Local: Ginásio Rozendo Lima, Florianópolis

Magnus x Jaraguá (SporTV)
Sábado
: 13h
Local: Arena Sorocaba (SP)

Concórdia x Assoeva
Sábado: 19h
Local: Centro de Eventos de Concórdia

Jogos 2ª rodada

Assoeva x Concórdia
Data:
14/10 - 19h15min
Local: Ginásio Parque do Chimarrão, Venâncio Aires (RS)

JEC/Krona x São José dos Campos
Data:
14/10 - 20h
Local: Centreventos Cau Hansen, Joinville

Jaraguá x Magnus
Data:
15/10 - 20h
Local: Arena Jaraguá

ACBF x Floripa
Data:
16/10 - 11h
Local: Centro de Eventos Sérgio Luiz Guerra, Carlos Barbosa (RS)

Leia mais notícias sobre Futsal

 Veja também
 
 Comente essa história