Brasil jogará novo formato da Copa Davis em 2018 Cristiano Andujar / Divulgação, CBT/Divulgação, CBT

Foto: Cristiano Andujar / Divulgação, CBT / Divulgação, CBT

A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou mudanças no sistema de disputas da Copa Davis, principal torneio entre países do tênis masculino, nas disputas dos zonais (jogos regionais continentais). Já a partir da disputa em fevereiro de 2018, os duelos de Zonais I e II serão realizados em dois dias com jogos em melhor de três sets.

A decisão foi tomada pelo Conselho Diretor, que votou a opção por direcionar as mudanças para os zonais. O Conselho foi autorizado a decidir pelas mudanças após votação das nações que compõe a Copa Davis e a Fed Cup, em votação realizada em agosto deste ano. 

O novo formato realizará no primeiro dia dois jogos de simples e a disputa de duplas e os dois jogos de simples restantes serão disputados no segundo dia. 

As mudanças não serão aplicadas para a disputa do Grupo Mundial em 2018, que seguirá em melhor de cinco sets e três dias de disputas.

Outra mudança que será implementada é a inserção do quinto jogador oficial para as equipes. O Conselho da ITF também determinou que caso o quarto jogo defina a disputa, o quinto jogo não será realizado. Caso o duelo encerre em 3 a 0, no primeiro dia, o quarto jogo será realizado.

David Haggerty, presidente da ITF, comentou, através do comunicado, que o Conselho está decidido em "melhorar nossas disputas para jogadores, fãs, retransmissores, patrocinadores e nações".

— O Conselho sentiu que será apropriado testar a disputa em dois dias, formato em melhor de três sets para o nível dos grupos regionais. Se for provado o sucesso, nos colocará na posição de aplicar as mesmas mudanças no Grupo Mundial na disputa de 2018 — completou Haggerty.

As mudanças aprovadas pelas nações da Copa Davis e da Fed Cup foram que os finalistas das duas competições irão receber o duelo de primeira rodada no ano seguinte; as exigências dos padrões das quadras foram diminuídos para baratear os custos de realização e hospedagens das nações; e os compromissos formais dos jogadores na divulgação anterior ao duelo foram reduzidos.

O Brasil vai experimentar o novo formado no duelo fora de casa contra a República Dominicana válido pela primeira rodada do Zonal Americano. 

 Veja também
 
 Comente essa história