Bem mais que um torneio preparatório ao Campeonato Catarinense, a Copa Santa Catarina começa neste domingo e tem algo precioso em disputa. Os quatro times lutam pela vaga na Copa do Brasil de 2018 – Chapecoense, Avaí e Criciúma estão assegurados. O JEC recebe o Tubarão na Arena Joinville, às 15h30min, enquanto o Brusque estará na Serra Catarinense para enfrentar o Inter de Lages, às 11h.

O Joinville entra como favorito, até porque do quarteto é o clube que jogou partidas oficiais mais recentemente. A última foi no dia 9, quando terminou a participação na Série C, sem atingir a classificação. Desde então, o JEC trocou de treinador, colocou Rogério Zimmermann no comando e enxugou o elenco. O Coelho acredita que estará na Copa do Brasil como convidado pelo ranking da CBF e, portanto, pretende usar a Copinha para avaliação de atletas.

Brusque e Internacional representaram o estado na Série D e seus últimos jogos foram no final de junho. Porém, eles entram na Copa SC com objetivos um pouco diferentes. O Bruscão coloca como prioridade o título. Tanto que contratou atletas com este objetivo e só ficam para o Catarinense se o desempenho for positivo. Obviamente, o Leão Baio não quer fazer feio. No entanto, espera analisar jogadores, mas vai investir no Catarinense de 2018.

O Tubarão tem no elenco maior volume de contratações, até porque o último jogo oficial foi no Estadual deste ano, no final de abril. Porém, é o participante da Copinha que começou a se preparar mais cedo, ainda em agosto, mesmo com jogadores sendo incorporados ao plantel. O clube tem remanescentes e ainda incorporou atletas, de olho no Estadual.

Clubes da segunda divisão do Catarinense tentaram ao menos uma vaga no torneio. O Almirante Barroso desistiu depois do congresso técnico. Brusque, Inter de Lages, Joinville e Tubarão jogam entre si em turno e returno. Os dois melhores classificados fazem as finais – em dois jogos -, e o vencedor fatura o título e está garantido na Copa do Brasil de 2018.

BRUSQUE

 treino do Brusque
Mineiro volta a defender o Brusque após se recuperar de lesãoFoto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

Último jogo oficial
São José-RS 1 X 0 Brusque, em 15/7, pela Série D do Campeonato Brasileiro

Início da preparação
Há um mês

Elenco
Com base mantida, inclusive com retorno de atletas emprestados, a equipe comandada pelo técnico Jerson Testoni conta ainda com reforços de diferentes mercados, como o do Nordeste e paulista. Nome de segurança no último Catarinense, o volante Mineiro está recuperado de lesão e volta a atuar.

Objetivo
Conquistar o tetracampeonato da Copinha (1992, 2008 e 2010), a vaga na Copa do Brasil e ampliar o calendário de jogos para o próximo ano.

Importância
Tem peso maior que a Série D e menor que o Catarinense, porém o clube investiu para disputar a competição.

INTER DE LAGES

mateus arence, inter de lages
Mateus Arence volta ao Inter em alta, como destaque de time que subiu à Série A do CatarinenseFoto: Inter de Lages / Divulgação

Último jogo oficial
Foz do Iguaçu 1 x 1 Inter de Lages, em 25/6, pela Série D do Campeonato Brasileiro

Início da preparação
Há um mês

Elenco
Com jogadores mantidos, o plantel colorado tem nomes conhecidos de sua torcida, como o zagueiro Fernando Belém, e outros que retornam de empréstimo, como o meia Mateus Arence, destaque no acesso do Hercílio Luz. Outros atletas foram contratados, entre eles o defensor Maurício (Avaí). As caras novas chegam com a possibilidade de ficarem para o Campeonato Catarinense.

Objetivo
Dar rodagem para atletas jovens e avaliar jogadores para o Estadual.

Investimento
Baixo, ainda que maior que na Série D. Clube prioriza o Catarinense.

JOINVILLE

 JOINVILLE,SC,BRASIL,24-05-2017.Treino do JEC,Rafael Grampola ,atacante.(Foto:Salmo Duarte/Agência RBS,Geral)
Grampola será o goleador do JECFoto: Salmo Duarte / Agencia RBS

Último jogo oficial
Joinville 8 x 1 Mogi Mirim, em 9/9, pela Série C do Campeonato Brasileiro

Início da preparação
Dia 15, com a contratação do técnico Rogério Zimmermann.

Elenco
Nenhuma contratação foi feita para a competição. Os atletas são remanescentes do plantel que disputou a Série C. Inclusive, o atacante Rafael Grampola segue na equipe – contratado para o torneio nacional e com vínculo até o fim de 2018. O elenco teve uma limpa e restaram 26 jogadores

Objetivo
O clube acredita que estará na Copa do Brasil pelo ranking da CBF e, por isso, pretende avaliar jogadores.

Investimento
O clube baixou a folha salarial para tentar colocar em ordem as dívidas que se acumularam com fornecedores e funcionários durante a Série C.

TUBARÃO

 JOINVILLE, SC, BRASIL (08-04-2017) - Neto Volpi goleiro do inter de lages durante a partida contra o Jec na Arena Joinville. (Foto: Maykon Lammerhirt, Agencia RBS)
Neto Volpi vai defender o Tubarão na CopinhaFoto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

Último jogo oficial
Almirante Barroso 2 x 1 Tubarão, em 23/4, pela Série D do Campeonato Brasileiro

Início da preparação
15 de agosto.

Elenco
Aos remanescentes do Catarinense, não mais que uma dezena, foram adicionados outros para formatar o plantel. O Peixe pegou 10 atletas emprestados de Grêmio, Figueirense e Fortaleza para o torneio, e ainda contratou. Entre eles está o goleiro Neto Volpi, ex-Inter de Lages, que substitui Jandrei, negociado com a Chape.

Objetivo
Fazer boa campanha, de briga pelo título, para entrar mais forte no Estadual.

Investimento
Reduzido, mas com parte do aporte com vistas no Campeonato Catarinense de 2018.

Correção: o último jogo oficial do Brusque foi contra o São José, em Porto Alegre, e não contra o Operário-PR, como informado anteriormente. A correção foi feita às 15h.

Confira outras notícias sobre esportes

 Veja também
 
 Comente essa história