O Atlético de Madrid conquistou o tricampeonato da Liga Europa, nesta quarta-feira, depois de vencer o Olympique de Marselha por 3 a 0 em decisão realizada em Lyon.

O francês Antoine Griezmann marcou duas vezes (21 e 50), enquanto Gabi fechou a conta no final da partida (89). É o terceiro troféu europeu da equipe Colchonera, que também venceu a competição em 2010 e 2012.

"Quando saí de casa aos 14 anos queria viver estes momentos, conquistar troféus. Tomara que possam ser mais", disse Griezmann à televisão BeIN Sports ao final do jogo.

O Atlético encerra seca de quatro anos sem conquistas, depois do último título levantado ter sido a Supercopa da Espanha, em 2014. Ainda assim, a equipe espanhola continua reinando na Liga Europa, vencendo o troféu todas as vezes que chegou à decisão desta competição.

Com o técnico argentino Diego Simeone assistindo ao jogo do camarote, por conta de suspensão de quatro jogos sofrida no jogo de ida da semifinal contra o Arsenal, o time da capital conseguiu voltar a celebrar uma vitória na final.

Diante dos olhos do Rei espanhol Felipe VI, a equipe passou a página das dolorosas derrotas da Liga dos Campeões para o rival Real Madrid, nas decisões de 2014 e 2016.

O Olympique, que em meia hora de jogo viu o capitão Dimitri Payet deixar o campo em lágrimas por conta de lesão na coxa, soma mais uma derrota em final de Liga Europa para o currículo. O time francês caiu nas decisões de 1999 e 2004, mantendo o país sem títulos no torneio.

- Griezmann decide -

A partida começou com o time francês tendo a primeira grande chance, aos quatro minutos do primeiro tempo, mas Valère Germain desperdiçou chance cara a cara com o goleiro Jan Oblak.

Os espanhóis demoraram para entrar no jogo, mas contaram com vacilo da zaga adversária para abrirem o caminho da vitória.

Depois de erro de domínio de André Anguissa na intermediária, Griezmann recebeu passe de Gabi para ficar sozinho na frente do goleiro Steve Mandanda e tocar com tranquilidade para fazer o primeiro gol, aos 21 minutos da primeira etapa.

Aos 32, Payet teve que ser substituído por lesão e deixou o campo em lágrimas, complicando as chances de reação do Olympique.

No início da segunda etapa, Griezmann fez mais um com frieza, aos cinco minutos, depois de tocar por cima do arqueiro após passe de Koke. O Atlético ditou o ritmo do jogo, mas aos 36 minutos o Olympique quase ressuscitou após cabeçada de Kostas Mitroglou explodir na trave.

A chance não se converteu e ainda deu tempo para Koke dar mais uma assistência na partida, desta vez para o capitão Gabi bater cruzado de primeira, aos 44, para definir o resultado e o tricampeonato da Liga Europa.

* AFP

 Veja também
 
 Comente essa história