Abertura da Copa do Mundo 2018 terá arbitragem argentina  Kirill KUDRYAVTSEV/AFP PHOTO

Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP PHOTO

A Fifa anunciou na terça-feira (12) que o argentino Néstor Pitana apitará a partida de abertura da Copa do Mundo 2018, disputada entre Rússia e Arábia Saudita, ao meio-dia (horário de Brasília) desta quinta-feira (14), em Moscou. Pitana será auxiliado pelos compatriotas Juan Pablo Belatti e Hernán Maidana. 

O brasileiro Sandro Meira Ricci, inicialmente cotado para comandar o jogo, trabalhará como quarto árbitro. 

Nesses casos, a escolha da entidade é puramente técnica. Presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa, o italiano Pierluigi Colina declarou que o objetivo é ter todas as pessoas no campo falando a mesma língua. 

— Queremos que todos tenham muito claro quais são os nossos objetivos. Principalmente a proteção do jogo, da imagem do jogo, da segurança dos árbitros. E a boa imagem da Copa do Mundo — disse em entrevista coletiva.

Aos 42 anos, Pitana é um dos árbitros mais respeitados da Conmebol e carrega em seu currículo duas finais de Libertadores. Em 2013, apitou a vitória do Olímpia do Paraguai sobre o Atlético-MG, válida pelo jogo de ida da decisão. 

Já em 2016, esteve presente no jogo que sagrou o Atlético Nacional da Colômbia campeão ao derrotar o Independiente del Valle por 1 a 0. No ano passado, trabalhou na vitória do Grêmio por 3 a 0 sobre o Barcelona de Guayaquil, válida pela semifinal da competição

Esta será a segunda Copa do Mundo do argentino. Em 2014, ele apitou Rússia x Coreia do Sul, Estados Unidos x Portugal, Honduras x Suíça e França x Alemanha. 

Acesse e confira as últimas notícias da Copa na página especial Vai, Brasil

Confira a tabela de jogos da Copa do Mundo 2018

Seleção Brasileira: um Paulinho mais contido e alerta contra a Suíça

vai brasil, copa, copa 2018, divulgação, nsc
Foto: Arte DC



 Veja também
 
 Comente essa história