Inglaterra x América do Sul: briga para sediar Copa de 2030 agita Moscou Montagem/AFP

Argentina, Uruguai e Paraguai apresentam candidatura única para o torneio, mas terão os ingleses como rivais

Foto: Montagem / AFP

Logo após a Fifa decidir que a Copa do Mundo de 2026 será nos EUA, no México e no Canadá, outra disputa tomou conta dos bastidores de Moscou: a luta para sediar o Mundial 2030. De um lado, está a candidatura conjunta de Argentina, Uruguai e Paraguai. De outro, a Inglaterra. E os ingleses se consideram favoritos.

Logo após o Congresso da Fifa que definiu a vitória dos países da América do Norte sobre o Marrocos para o torneio de 2026, dirigentes europeus começaram o lobby por uma Copa na Europa. É cogitada inclusive candidatura tripla, com Inglaterra, Escócia e País de Gales organizando o torneio.

— Definitivamente é a vez da Europa em 2030. Sempre fica um pouco mais forte com mais países organizando, mas, ao mesmo tempo a Inglaterra pode ou sediar sozinha ou com o restante do Reino Unido — disse o presidente da Uefa, o esloveno Alexander Ceferín, em entrevista reproduzida pelo jornal inglês Daily Mail.

O vice-presidente da Fifa e membro do Conselho da entidade, David Gill, é um dos defensores mais ferrenhos da ideia.

— Olha o que temos na Inglaterra ou em todo o Reino Unido em termos de estádios. São alguns dos melhores campos de futebol do mundo, os melhores campos de treinamento. Então, por que não? Seria fantástico — declarou The Guardian.

Por outro lado, os dirigentes sul-americanos se mobilizam para emplacar a Copa no Uruguai, na Argentina e no Partaguai. A justificativa, apesar de a Copa de 2014 já ter ocorrido na América do Sul (no Brasil), é a comemoração dos 100 anos do Mundial, já que o primeiro certame da história, em 1930, ocorreu em solo uruguaio. 

Nesta quinta (14), horas antes de Rússia x Arábia Saudita, pela abertura da Copa 2018, foi lançada no centro de Moscou a Casa da Conmebol, com a presença do presidente da entidade, Alejandro Dominguez, e o presidente da Fifa, Gianni Infantino. Na ocasião, foi apresentada a candidatura uruguaia, argentina e paraguaia para o Mundial de 2030.

Ainda não há data para definição, mas a luta nos bastidores já começou.

vai brasil, copa, copa 2018, divulgação, nsc
Foto: Arte DC

Leia Mais

Abertura da Copa 2018: horário, data e local

Fred volta aos treinos e afasta risco de corte da Seleção

Copa do Mundo 2018: perguntas e respostas sobre a abertura, jogos e seleções 

 Veja também
 
 Comente essa história