Como era o mundo em 1998, quando a França foi campeã  pela primeira vez Fernando Gomes/Agencia RBS

Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

O encontro entre França e Croácia neste domingo, quando os franceses levaram a melhor, aconteceu 20 anos depois da melhor campanha de ambas seleções na história do Mundial. Em 1998, os franceses, que sediaram o torneio, ficaram com o seu até então único título. Já os croatas, liderados pelo centroavante Suker, conseguiram um honroso terceiro lugar. 

Muita coisa mudou de lá para cá. Grande nome da França na competição, Kylian Mbappé, por exemplo, só nasceu em 20 de dezembro daquele ano, cinco meses após o show de Zinédine Zidane na decisão contra a Seleção Brasileira. 

Relembre como era o mundo em 1998

Futebol

Já sabemos que a Copa foi conquistada pelos franceses, então vamos recordar quem se deu a melhor no universo dos clubes. 

Campeão brasileiro – Corinthians 

p. 58Corinthians foi campeão do Brasileirão 1998.Capitão do Corinthians, Gamarra (com a taça) foi o melhor zagueiro do Brasileirão (e também da Copa do Mundo, pelo Paraguai) Fonte: Reprodução Data Evento: 00/00/1998
Foto: Reprodução / Ver Descrição

Hoje com sete títulos nacionais, o Corinthians só havia conquistado o Campeonato Brasileiro uma vez até 1998. Naquele ano, o time treinado por Vanderlei Luxemburgo contava com nomes como Gamarra, Sylvinho, Vampeta, Rincón, Ricardinho, Marcelinho Carioca e Edilson. Na decisão, após dois empates, levou a melhor ao derrotar o Cruzeiro por 2 a 0 em um terceiro jogo, realizado no Morumbi. 


Campeão da Libertadores – Vasco da Gama

Vasco
Foto: Vasco da Gama / Divulgação

Mauro Galvão, Felipe, Juninho Pernambucano, Pedrinho, Luizão e Donizete. O time vascaíno treinado por Antônio Lopes contava com nomes muito fortes. Na decisão da Libertadores de 1998, enfrentrou o Barcelona de Guayaquil e venceu as duas partidas: 2 a 0 no Rio de Janeiro, e 2 a 1 no Equador. 

Entretenimento 

Cinema – Titanic

Filme Titanic, com Leonardo Di Caprio e Kate Winslet
Foto: divulgação / divulgação

Em Hollywood, nenhum filme chegou perto do sucesso de Titanic. O longa de James Cameron estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet recebeu 14 indicações ao Oscar e levou 12 estatuetas para casa, além de ter atingindo a maior bilheteria da história do cinema mundial – superada, 11 anos depois, por Avatar. Estreou nas telas brasileiras em janeiro de 1998. 


Televisão – A Torre de Babel

Boneco do ator Tony Ramos na novela Torre de Babel#PAGINA: 1#PASTA: 081261 Fonte: AG Fotógrafo: Não se Aplica
Foto: Ver Descrição / Ver Descrição

Uma das mais famosas obras do aclamado Silvio de Abreu, esta novela acompanha José Clementino (Tony Ramos), homem que passa 20 anos preso por matar a mulher e dois amantes. Quando volta à sociedade, Clementino busca vingança contra seu antigo chefe, interpretado por Tarcísio Meira, a quem ele atribui a culpa por seu tempo na atrás das grades. 


Games – Fifa Road to World Cup 98 e International Superstar Soccer 98  

Fifa 98
Foto: EA Sports / Reprodução

Se este ano a Electronic Arts lançou uma atualização do Fifa 18 com elencos, treinadores e até chuteiras de todos os craques presente na Copa do Mundo, há 20 anos a tecnologia não era tão grande. Para o Mundial, foram lançados especialmente dois games: Fifa Road to World Cup 98, disponível para PlayStation 1 e Nintendo 64, e International Superstar Soccer 98, este compatível apenas para o Nintendo 64. 

Política

Santa Catarina

 Deputado federal e ex-governador, Esperidião Amin (PP) é o entrevistado no Cabeça de Político desta quinta-feira. O pepista reforçou o desejo de ser mais uma vez candidato ao governo estadual e apresentou-se como candidato da mudança após quatro mandatos liderados ou com participação do PMDB. (FOTO: TIAGO GHIZONI/DIÁRIO CATARINENSE - FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA, BRASIL - 23/02/2018)
Foto: Tiago Ghizoni / Diário Catarinense

Paulo Afonso Vieira (PMDB) governou o Estado entre 1994 e 1998. Ele, no entanto, foi derrotado no primeiro turno das eleições daquele ano por Espiridião Amin (PPB), que ficou com 58,9% da preferência dos eleitores catarinenses, contra 23,1% do adversário. 



Brasil 

 SÃO PAULO,BRASIL, 28/08/2012FOTO: JEFFERSON BOTEGA/ ZERO HORA. Entrevista com Fernando Henrique Cardoso.
Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS

Eleito em 1994, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) conseguiu a reeleição em 1998. O resultado foi decidido ainda no primeiro turno, com 53,06% a favor da permanência de FHC no cargo. Quem chegou mais perto de conseguir forçar um segundo turno foi Lula (PT), em segundo, com  31,71%, seguido por Ciro Gomes (PPS, atualmente no PDT), com  10,97. 

Acontecimentos 

Palace II 

FOTO DIGITALIZADA PARA O PROJETO 50 ANOSEscombros do condomínio Palace II que desabou na madrugada de 23 de fevereiro de 1998, deixando 8 pessoas desaparecidas.Pasta:81109 Fonte: AJB Fotógrafo: Pauty Araújo
Foto: Ver Descrição / Ver Descrição

Construído na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o edifício Palace II desabou no dia 22 de fevereiro de 1998. Oito pessoas morreram soterradas na tragédia. Com sérios problemas de estrutura e acabamento, o prédio chegou a ser interditado pela Defesa Civil antes do desabamento. A arquitetura do Palace II era inspirada na do Palace I, hoje nomeado como Joá. 


Clinton e Lewinski

#PÁGINA:29Obs: não foi possível identificar o crédito da foto.Bill Clinton, ex-presidente dos EUA, e a ex-estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky tiveram um affair que abalou os EUA em 1998. O escândalo levou Clinton a um processo de impeachment, mas ele acabou absolvido. Fonte: Reprodução
Foto: Reprodução / Ver Descrição

Bill Clinton, então presidente dos Estados Unidos, viveu o período mais conturbado do seu governo quando descobriu-se que ele mantinha relações sexuais com Monica Lewinski, estagiária da Casa Branca. Clinton escapou de um impeachment e seguiu no poder até 2001, quando foi sucedido por George W. Bush. 


Michael Jordan se despede do Chicago Bulls

 michael jordan, scottie pippen, nba, chicago bulls, basquete
Foto: - / NBA/Divulgação

 Até hoje considerado o maior jogador da história do basquete, Michael Jordan fez seu último jogo pelo Chicago Bulls em 1998. O camisa 23 despediu-se das quadras ao conquistar o título sobre o Utah Jazz, seu sexto na carreira, com uma partida de 45 pontos. Após três temporadas aposentado, MJ retornou ao esporte em 2011, jogando pelo Washington Wizards.

 

Leia ainda:

Relembre as dez maiores polêmicas da carreira de Neymar

Confira 7 momentos em que Neymar foi motivo de piada mundial

País da próxima Copa, Catar é muito quente, muito rico e mais liberal do que os vizinhos 

 Veja também
 
 Comente essa história