Que país é esse? Conheça um pouco mais da Croácia, a surpresa da Copa do Mundo YURI CORTEZ / AFP/AFP

Mandzukic joga no futebol italiano e atuará na próxima temporada ao lado de Cristiano Ronaldo

Foto: YURI CORTEZ / AFP / AFP

A Croácia vive um sonho. A última semana não será esquecida tão facilmente pelos croatas. Os últimos dias se tornaram um dos mais marcantes para um país que viveu muito da sua história na guerra e que recuperou sua independência há 29 anos. Sim, a Croácia é finalista da Copa do Mundo 2018. Apesar de ter pouca expressão no futebol, muita gente está acreditando em um campeão inédito no próximo domingo. 

Mas você conhece a Croácia? Que país é esse? A Croácia fazia parte da antiga Iugoslávia. Em 1991, sua independência foi conquistada através de um plebiscito. A decisão acabou gerando uma guerra civil entre a população nativa e sérvios, que viviam no território.  Depois de um forte movimento separatista, o país se tornou independente. 

Cerca de 4,4 milhões de pessoas vive na Croácia. A capital do país é Zagreb, com 690 mil habitantes. A extensão territorial da Croácia é menor que Santa Catarina. 

No futebol, os croatas estão impressionando no Mundial da Rússia. A campanha história começou na primeira fase, com o primeiro lugar do grupo, 100% de aproveitamento e uma goleada sobre a bicampeã Argentina.

Na segunda fase, uma campanha mais difícil, mas não impossível para os seus guerreiros. As vitórias nos pênaltis sobre Dinamarca e Rússia resgatou nos croatas um sentimento de paixão e orgulho pela sua seleção. Sentimento que ficou guardado desde a sua primeira participação em Copas, na histórica campanha do Mundial da França 98, que terminou com um terceiro lugar. O curioso é que o time croata, comandado pelo craque Suker, foi derrotado pela própria França, adversária da decisão de 2018. 

Vinte anos depois, as duas seleções voltam a se enfrentar. A vitória sobre a Inglaterra na semifinal da Copa do Mundo foi na raça e surpreendeu muita gente que não acreditava no futebol do time do Leste europeu. 

Mas qual o segredo da Croácia? Além de jogar com raça, o time croata está acostumado a atuar entre os melhores jogadores do mundo. A camisa 10 Modric, por exemplo, joga no Real Madrid, ao lado de Casemiro e Bale. Mandzukic, autor do gol diante da Inglaterra, joga na Juventus e terá como companheiro de ataque ninguém menos que Cristiano Ronaldo.

É apostando na força do grupo que a Croácia entra em campo neste domingo para escrever um novo capítulo em sua história. Não importa qual for o resultado, por tudo que esta seleção já passou e demonstrou, eles podem ser considerados campeões.   

 Veja também
 
 Comente essa história