Ultra-atletas encaram desafiador Ironman na Serra do Rio do Rastro MoveOn/Fodaxman

Foto: MoveOn / Fodaxman

A Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, será um dos cenários para uma das provas mais desafiadoras de Ironman: o Fodaxman Extreme Triathlon. Os 50 ultra-atletas vão encarar 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km corrida, mas tudo isso com 4,9 mil metros de altimetria acumulada durante as três disciplinas, inclinações de 23% de elevação e temperaturas que variam de 5Cº a 35Cº. A disputa acontece no próximo dia 15, sábado.

– Nós sonhávamos como seria realizar a primeira prova de triatlo extremo das Américas. A ideia foi tomando forma e o primeiro passo foi definir um percurso viável que passasse pela Serra do Rio do Rastro e tivesse as distâncias aproximadas de uma prova "full distance" – explica Fernando Palhares, uma das organizadoras do evento ao lado de Rafael Pina, Felipe Manente e Fabrício Abido.

Será a terceira edição do Fodaxman Extreme Triathlon. Em 2017, foram 10 atletas convidados. Agora, a a organização decidiu ampliar as inscrições, abrindo vagas para triatletas se candidatarem (aprovados após análise do perfil esportivo). Fernando Palhares explica que o trajeto foi definido justamente para que os competidores possam desafiar os próprios limites.

– Queríamos resgatar o verdadeiro espírito do triatlo, tão esquecido nas competições atuais. A satisfação em terminar deveria ser maior que o tempo de prova, o desafio em superar nossos próprios limites deveria ser mais importante do que a colocação, os demais atletas seriam nossos companheiros de jornada ao invés de adversários, a imponência da natureza sentida na dificuldade do percurso nos ensinaria a sermos mais humildes – avalia Fernando Palhares.

A natação, na Barragem São Bento, em Siderópolis, tem início no escuro, às 5h, com orientação luminosa e wetsuit liberado. Em seguida, os triatletas pedalam por 180km de ciclismo que conta com 3.650 metros de altimetria e passa pela bela e desafiadora Serra do Rio do Rastro. Depois, eles terão pela frente são 42km de corrida com 1.250 metros de elevação. A chegada é no topo do Morro da Igreja (a Pedra Furada fica ao lado), em Urubici, a 1.818 metros acima do nível do mar.

Fodaxman, Rio do Rastro, Triatlo
Foto: MoveOn / Fodaxman

Veja a programação completa

Dia 14 (sexta-feira)
14h – Simpósio técnico obrigatório. Local: Nova Veneza (local a ser divulgado)
15h30min – Entrega de kits logo após simpósio técnico. Local: mesmo local do simpósio
15h30min – Bike check-in logo após simpósio técnico (necessário apresentar capacete). Local: mesmo local do simpósio

Dia 15 – (sábado)
4h30min – Todos atletas deverão se dirigir para o local da largada
4h30min às 4h45min – Aquecimento na natação liberado
4h50min – Chamada nominal dos atletas
4h55min – Atletas na água
5h – Largada Fodaxman 2018
5h45min – Staffs devem estar prontos para auxiliar seus atletas na T1

Dia 16 – (domingo)
9h30min – Divulgação dos resultados e cerimônia de premiação. Local: a definir
12h – Almoço de confraternização

 Veja também
 
 Comente essa história