O Atlético Mineiro, com dois gols de Alerrando, venceu nesta terça-feira o venezuelano Zamora por 2 a 1 no encerramento do Grupo E da Copa Libertadores-2019 e conquistou um valioso prêmio de consolação: uma vaga na atual edição da Copa Sul-Americana.

A classificação às oitavas de final da Libertadores era impossível para o Galo em um grupo dominado por Cerro Porteño do Paraguai e Nacional do Uruguai. Mas o triunfo no estádio La Carolina de Barinas assegurou a terceira posição na chave e, com isso, um lugar na segunda fase da Sul-Americana.

No início do jogo, o Zamora mostrou iniciativa mas a chance de gol mais clara só veio aos 18 minutos com um disparo do paraguaio Guillermo Paiva, que o goleiro Cleiton defendeu.

O time mineiro reagiu e aos 25 minutos, Nathan abriu para a esquerda e encontrou Fábio Santos. Ele avançou e cruzou para Alerrando empurrar para as redes após superar a defesa.

O gol não mudou a tônica do jogo: o Zamora seguiu com a posse de bola mas sem oferecer grandes perigos enquanto que o Atlético continuava apostando em um jogo mais direto.

Até que Alerrando apareceu outra vez, aos 36 minutos.

Após uma falha grosseira na saída do goleiro da equipe venezuelana, Joel Graterol, o ponta aproveitou um cruzamento do lateral-direito Patric e ampliou.

O uruguaio Jorge Ignacio González descontou no segundo tempo, convertendo um pênalti (59) que havia sido cometido pelo zagueiro Igor Rabello sobre Ramírez.

Mas problemas com a iluminação do estádio em meio aos apagões vividos pela Venezuela provocaram uma paralisação da partida no final e frearam a reação do time da casa, que esfriou quando a bola voltou a rolar.

O Zamora, que havia conseguido derrotar o Cerro Porteño em seu jogo anterior na Libertadores, precisava do empate para garantir a vaga na Copa Sul-americana.

Já o Atlético Mineiro confirmou o bom momento que vive no Campeonato Brasileiro, onde lidera após vencer as três partidas que disputou.

O Grupo E fechou com o Cerro Porteño como líder, com 13 pontos, seguido pelo Nacional, também com 13, mas com pior saldo de gols. As duas equipes empataram em 1 a 1 nesta terça-feira. Já o Atlético Mineiro encerrou sua participação na fase de grupos com 6 pontos e o Zamora com 3.

* AFP

 Veja também
 
 Comente essa história