Em meio à mata de eucaliptos no topo de uma colina às margens do Rio Hercílio, na cidade de Ibirama, há apenas o ruído do farfalhar da folhas secas e um canto distante de um pássaro. Mas quando Lucas Borba, Nataniel Giacomozzi e Bruna Ulrich montam em suas bicicletas de down hill, inserem um novo som e movimento à natureza do lugar. Eles são representantes da geração catarinense de moutain bikers que se destaca no Brasil e em campeonatos internacionais. Pedalam morro a baixo por dois minutos de extrema concentração, adrenalina e velocidade e rompem o silêncio com arrasto dos pneus sobre a terra.

Leia mais sobre esportes outdoor no AVENTURA SC


Giacomozzi tem 30 anos, mas parece tão garoto quanto Borba e Bruna, 20 e 24 anos respectivamente. Sob o capacete e os óculos, o atleta mantém os olhos vidrados mapeando pedras, galhos, saltos e mato a 70 km/h. Ele coleciona bons resultados nos 15 anos de mountain bike e serve de referência para os atletas mais novos.

MAIS AVENTURA SC
Catarinense desafia cachoeiras no Caiaque Extremo
Mergulhe em apneia com Karol Meyer


- Os atletas que começaram no MTB foram de Santa Catarina, há 15 anos. Depois veio essa nova geração e a gente pode passar muita coisa para eles, que evoluíram muito rápido - avalia Giacomozzi, cinco vezes campeão brasileiro de down hill.

Borba vem no embalo. Em 2013, conquistou o Pan-americano Junior de downhill e foi campeão brasileiro na elite. Agora, se prepara para as disputas do Latino Americano de enduro e de downhill, e para o campeonato mundial, em Andorra. A vaga foi conquistada com 5º lugar no Pan-americano 2015, na Colômbia, apenas três segundos atrás do líder.

Conheça a história do Sandboard em Florianópolis
Aventure-se nas alturas com o HIGHLINE

— Esse ano é o meu segundo como profissional e estou começando a fazer algumas etapas mundiais. O nível é muito alto e se classificar entre os 80 melhores do mundo já uma vitória — avalia Borba.

Nesse espaço de força, tombos, braços e costelas quebrados, Bruna Ulrich se sente à vontade. Ela mantém as unhas pintadas com esmero de azul celeste enquanto voa pelos saltos da trilha. Jeito de mulher esportista que traz desde pequena.

— Sempre andei entre os meninos e sempre me cuidei. Mas essa escolha é antiga, com dois anos eu já tinha um nariz quebrado porque desci as escadas de casa sobre um triciclo — lembra atleta que é cinco vezes campeão brasileira e por três vezes terceira colocada no Pan-americano.

Nataniel Giacomozzi
Patrocinadores: Manoel Marchetti; Hupi Bikes; Maxxis; Shimano; Isapa; CalypsoNet

Resultados de destaque:
Campeão Brasileiro de Down Hill: 2001, 2002, 2007, 2008, 2009
Pan-americano de Down Hill: vice-campeão em 2002 e 2007
Campeonato Mundial de Down Hill 2001: 24º colocado

Lucas Borba
Patrocinadores: Santa Cruz Bike; Shimano; Oakley; Skull Racing; CME Ibirama; Contabilidade Hohl

Resultados de destaque:
Venceu duas de três provas do brasileiro de Down Hill
Pan- Americano: 5º colocado em 2015
Campeão Four Cross Rei da Montanha 2014
Campeão Brasileiro Elite 2013
Campeão Pan-Americano Júnior 2013
Campeonato Mundial JR. de Down Hill 2013: 21º colocado

Bruna Ulrich
Patrocinadores: Manoel Marchetti; Ride Bike; CME Ibirama

Resultados de destaque
Campeã Brasileira Down Hill: 2006, 2009, 2011, 2012, 2014
Campeão Catarinense: 9 vezes (2006 a 2004)
Pan-Americano: 3 vezes, terceira colocado. (2011, 2013, 2014)

 Veja também
 
 Comente essa história