Atrasados ficam de fora do Enem 2015 no primeiro dia de provas André Ávila/Agência RBS

Estudantes que não conseguiram entrar a tempo demonstraram revolta em frente ao prédio 11 da PUCRS, em Porto Alegre

Foto: André Ávila / Agência RBS

Eram 13h em ponto quando o segurança do prédio 11 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) fechou a primeira porta que dava acesso às salas em que os candidatos farão as provas no primeiro dia do Enem 2015. Os portões foram abertos ao meio-dia. As provas começam às 13h30min, mas a regra do Ministério da Educação era clara: depois das 13h, ninguém mais entraria.

AO VIVO: acompanhe o primeiro dia de provas do Enem 2015
A partir das 18h, ZH faz correção das provas e divulga gabarito extraoficial

— Estamos fechando o portão — gritou o segurança, dando início a correria dos que chegaram à universidade em cima da hora.

Camila Gomes, 26 anos, não conseguiu chegar a tempo do limite para fechamento dos portões

Só nesse prédio, em Porto Alegre, cerca de sete pessoas ficaram de fora. Grávida de sete meses, Camila Gomes, 26 anos, saiu de Viamão ao meio-dia, mas diz que o trânsito próximo à PUCRS estava bastante complicado

— Acho que o fiscal poderia ter deixado entrar, mas não vou culpar ninguém. Eu devia ter chegado mais cedo aqui, mas não deu tempo — lamentou ela, que queria iniciar o curso de Nutrição no próximo ano.

Em vídeo, atrasados tentam argumentar, mas não conseguem entrar

Larissa Medeiros, 19 anos, afirma que saiu cedo de casa, no bairro Higienópolis, na Capital, mas também se atrasou devido ao movimento grande de carros na Avenida Ipiranga.

— Acho que estou mais chateada do que ela — aponta a mãe da menina que quer tentar uma vaga no curso de Letras em 2016, a podóloga Karine Bohrer.

Tudo o que você precisa saber para fazer o Enem neste fim de semana

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 começa neste sábado com as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, é a vez de Linguagens, Redação e Matemática.

Em galeria, veja como foi o primeiro dia do Enem em Porto Alegre

 DC Recomenda
 
 Comente essa história