Criação de Frente Parlamentar de Inovação e centros de pesquisa em 13 cidades são destaques em evento Divulgação/SDS

Projeto de um dos prédio do Centro de Inovação no Estado

Foto: Divulgação / SDS

Nesta quinta-feira será apresentada a Frente Parlamentar Catarinense pela Inovação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. O grupo formado por oito deputados e aprovado no plenário da Câmara em abril será responsável por garantir e fiscalizar a aplicação de recursos para o setor de ciência e tecnologia no Estado. O evento #GenteQueInova - Movimento Catarinense pela Inovação também apresentará as ações que o Governo de Santa Catarina realiza e o projeto dos 13 Centros De Inovação espalhados pelo território catarinense.

Veja entrevista com Josep Piqué sobre os projetos catarinenses
Centro de Inovação devem reunir ideias diferentes

À tarde o evento terá ainda a realização de palestras abertas ao público com especialista das áreas de inovação e tecnologia no Brasil. O destaque será a apresentação de Josep Miquel Piqué - Vice-presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação e presidente da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT). O 22@Barcelona, dirigido por Piqué, é uma das referência de projeto para o Estado. As inscrições podem ser feita no site do evento.

Centro de inovação e fiscalização

Dos 13 centros de inovação que serão construídos no Estado de Santa Catarina, oito já estão em obras e o primeiro a ficar pronto deve ser o Centro de Inovação de Lages, no primeiro semestre de 2016. O objetivo é estimular a produção de tecnologia e conhecimento voltado para cada uma das regiões de acordo com a vocação econômica das cidades onde estão instalados.

— Essas cidades representam 53% do PIB de Santa Catarina e vamos investir cerca de R$ 100 milhões através do Pacto por Santa Catarina para que possamos inovar no desenvolvimento desse mercado — explica o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável Carlos Chiodini.

Com a responsabilidade de melhor alinhar as ações do Governo com os interesses do setor de inovação, foi aprovada em abril de 2015, na Alesc a Frente Parlamentar Catarinense pela Inovação. Cada centro de inovação será independente, mas a Frente Parlamentar espera garantir que o desenvolvimento se aplique a todo o Estado com uma política pública que evite a criação de "ilhas", segundo o deputado Jean Kuhlmann (PSD), coordenador da Frente.

— Devemos fiscalizar todas as ações feitas pelo Estado. Vamos questionar a aplicação dos recursos atuais e ver se eles apresentam os resultados esperados e para garantir a eficiência dos investimentos — promete o Kuhlmann.

Serviço
Evento gratuito mediante a inscrição no site: www.eventick.com.br/gentequeinova
Local: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Auditório Deputada Antonieta de Barros
Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310, Florianópolis - SC, Brasil

Programação

9h -
Abertura e Lançamento da Frente Parlamentar pela Inovação
9h45 - Lançamento da V Conferência Estadual de CT&I - Sergio Gargioni - Presidente da FAPESC
10h - O Programa Catarinense de Inovação e os Centros de Inovação - Carlos Chiodini - Secretário SDS
10h30min - Conferência de abertura - Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), Roberto Rogério Amaral
13h30 - Painel 1 - Especialização Inteligente - Vocacionamento econômico - Ricardo Horiuchi - Thomson Reuters; Sidnei Rodrigues - Observatório de Inteligência Industrial - FIESC; Jean Vogel - Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDS
16h - Painel 2 - Desafios na Articulação do Ecossistema de Inovação; Vladimiro Miranda - Inesctec Tecnologia e Ciência (Portugal); José Eduardo Fiates - Sapiens Parque; Prof. Roberto Pacheco - EGC/UFSC e Instituto Stela; Rui Gonçalves - RECEPETi
17h30min - Palestra: Empreender-se em Rede - Oswaldo Oliveira - Empreender$e
19h30min - Palestra de Encerramento: Inovação e Especialização como Caminhos para o Desenvolvimento com Josep Miquel Piqué - Vice-presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação

DIÁRIO CATARINENSE
 DC Recomenda
 
 Comente essa história