Joinville participa da Semana Lixo Zero pela segunda vez  Priscila Andreza/Agencia RBS

Estudante Bruno Fuentes montou um minhocário caseiro

Foto: Priscila Andreza / Agencia RBS

Joinville produz mais de 10 mil toneladas de lixo por mês e apenas 5% desse material é reciclado. Um morador em média chega a produzir um quilo de lixo por dia. A segunda edição da Semana Lixo Zero chega a Joinville a fim de tornar a cidade mais sustentável e consciente.

 

O objetivo da ação é conscientizar a população sobre o conceito de lixo zero por meio de ações educativas de gestão sobre os resíduos gerados, para garantir a qualidade de vida e recursos naturais para as próximas gerações.

Contando com o incentivo e a participação de organizações públicas e privadas a Semana Lixo Zero Joinville ocorre a partir desta sexta-feira e vai até dia 31 de outubro.

— O principal objetivo é conscientizar a população de que lixo é responsabilidade de todos. A gente precisa repensar o nosso consumo, diminuir a quantidade de produtos descartáveis e reduzir as embalagens. Por exemplo, o uso do copo plástico deveria ser eliminado — explica o coordenador da Semana Lixo Zero de Joinville, Arthur Rancatti.

:: Leia mais sobre Joinville e região no www.an.com.br

A agenda do evento conta com mais de 100 ações e uma programação itinerante na cidade: limpezas de parque, intervenção urbana, palestras, oficinas, exposições, passeio ciclístico, campanhas de coleta, arte, cultura e muito mais.

O diferencial desta edição foi que as empresas também aderiram a Semana Lixo Zero em ações particulares, como a Embraco, Udesc e os shoppings Mueller e Garten. O projeto é coordenado pela empresa Rastro Soluções Sustentáveis, com apoio da Prefeitura de Joinville e de outras 50 entidades.

Bom exemplo

O estudante Bruno Fuentes, de 24 anos, é um entusiasta de ações que coopere com o meio ambiente. Membro do grupo Juventude Lixo Zero ele criou seu próprio minhocário, compostagem com minhocas.

O minhocário é um sistema de compostagem doméstica, que irá transformar os resíduos orgânicos produzidos em casa em adubo. Com um minhocário, é possível reduzir até 70% do lixo que é colocado para fora de casa de maneira bem simples.

— Hoje vivemos na era da praticidade e do descartável, as pessoas precisam de informação sobre como consumir conscientemente de uma maneira a poupar o meio ambiente e a Semana Lixo Zero contribui para isso — diz o estudante.

Bruno também utiliza sacolas ecológicas e caixas para ir às compras e sempre tem com ele um copo para consumir água e café, assim evita o uso de copos plásticos descartáveis.

Ponto de coleta na Embraco

Tipos de produto coletados: qualquer eletroeletrônico de pequeno e médio porte (celulares, computadores, equipamentos de som e vídeo, monitores, impressoras, batedeiras, cafeteiras, micro-ondas, torradeiras, televisores, purificadores de água ou similares)

Quando: 26 a 31 de outubro
Horário: período da manhã (9h às 12h30)
Onde: Portaria 2 da Embraco (será possível entrar com o carro)
Endereço: Rua Rui Barbosa, 1020 - Costa e Silva

Eletrodomésticos de grande porte: geladeira, freezer, lava roupa, lava louça, televisores de grande porte, adegas e similares.

Quando: agendamento somente entre os dias 26 e 30 de outubro pelo telefone (47) 3441-4999 em horário comercial. As coletas serão feitas no dia 3 de novembro.

Semana Lixo Zero na Udesc

Estão previstas 16 ações, entre workshops, feira de livros usados e até a criação de um comitê para incentivar a sustentabilidade na instituição. As atividades estão programadas para ocorrer até 29 de outubro.

As ações estão sendo coordenadas por um grupo de oito alunos da universidade. A programação completa pode ser conferida no site www.cct.udesc.br ou na página do evento no Facebook: UDESC Joinville Lixo Zero.

Confira a programação completa no site: www.semanalixozerojoinville.com.br

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (23 de outubro)

8 horas - Limpeza no Parque da Cidade

Será feita uma intervenção com os servidores da subprefeitura para limpeza do Parque da Cidade. Toda a comunidade está convidada a participar desta ação.

Inscrição: no local

Onde: Parque da Cidade Guanabara, rua Guanabara, 2486 - Fátima

8h às 20h30 - Feira de orgânicos

Que tal comprar produtos fresquinhos e saudáveis diretamente dos agricultores da região rural de Joinville? No Shopping Mueller você tem essa oportunidade. Isso porque, todas as quartas e sextas-feiras é realizada a feirinha "Do Mueller Pra Mesa", no piso térreo, em frente à Cassol.

Na feira são comercializados produtos artesanais, naturais e orgânicos. Lá, você também encontra pães caseiros, cucas, bolos, queijos, melado, linguiça, mousses de frutas, verduras e legumes.

Onde: shopping Mueller, piso térreo, em frente a Cassol.

9h30 - Oficina: Reutilização de filtros de café

Os brasileiros adoram um cafezinho feito em casa, mas o que fazer com aquele filtro de café utilizado cada dia? Com esta oficina, você poderá aprender como reutilizar este resíduo para deixar sua casa mais bonita ainda. Serão utilizados apenas filtros de café, pincéis e cola. Quer tornar sua casa ainda mais sustentável? Então participe deste evento.

Ministrante: Maria Lucia do Santa Bonita.

Inscrição: http://goo.gl/forms/94IZ23653B

Onde: restaurante da UDESC

14h - Projeto Consulado: Empreendedorismo e Meio Ambiente

Apresentar de forma lúdica e informativa o que é ser empreendedor e como podemos desenvolver e estimular as habilidades e competências em cada um dos jovens alunos, ressaltando a importância dos desafios da vida, do planejamento e metas para o futuro, contribuindo com o desenvolvimento social, agregando o papel de responsabilidade social.

O objetivo do projeto é incorporar novos conhecimentos, atitudes, valores e benefícios para a formação de jovens talentos e, ainda, contribuir para o desenvolvimento empreendedor.

Onde: Escola Municipal Prof. Zulma do Rosario Miranda, rua das Cabelereiras, 101 Costa e Silva

14h - Palestra: Aproveitamento integral dos alimentos

O aproveitamento integral dos alimentos além de promover educação nutricional, minimiza os resíduos sólidos e orgânicos no lixo e, consequentemente, nos aterros sanitários. Participe e evite o desperdício

Inscrição: mesabrasilcaj@sesc-sc.com.br

Onde: Associação Restauração da Familia Cotere , estrada Rio do Morro, s/n

14h - Escola Eficiente: Etapa da composteira

O Projeto Escola Eficiente visa aplicar práticas e tecnologias sustentáveis na escola Júlio Machado da Luz com o intuito de diminuir o consumo de água, energia elétrica e geração de lixo.

Nesta etapa, o foco será a construção de uma composteira, para evitar que o lixo orgânico seja descartado para o aterro sanitário, para a geração de adubo para a horta e, futuramente, como atividade pedagógica para as crianças. Seja também um voluntário desta ação e ajude os Engenheiros Sem Fronteiras a executar este trabalho.

Inscrição: joinville@esf-brasil.org

Onde: Escola Júlio Machado da Luz, rua Jativoca, 1800 - Nova Brasília

14h às 17h - Oficina: Sabor de Sobra

Com o objetivo de desenvolver a consciência na hora do preparo dos alimentos, o Curso de Gastronomia da Univille disponibiliza para a comunidade a oficina: Sabor de Sobra.

A ideia é aproveitar ao máximo os alimentos, evitando o desperdício e, também, a produção excessiva de resíduos orgânicos. Venha participar. A aula será deliciosa no aprendizado e no paladar.

Inscrição: 3461-9210

Onde: Departamento de Gastronomia, Univille - Bom Retiro

15h30 - Oficina: Compostagem

Neste workshop será ensinado como compostar. Mas, o que é compostagem? É o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico.

Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica.

Inscrição: http://goo.gl/forms/DMZjiAzBoU

Onde: Restaurante Universitário da UDESC

15h30 - Oficina: Moda Sustentável - Customização

A modelo Isadora Odebrecht irá explicar sobre esta nova tendência de moda sustentável, onde ela surgiu, como e com qual objetivo. Além disso, ensinará customizar aquele seu jeans que você tanto ama, porém já saiu de moda ou está com algum furo. Portanto, traga seu jeans para renová-lo e vamos contribuir com a diminuição de produção de resíduos.

Inscrição: http://goo.gl/forms/VC0JWVMU9z

Onde: Restaurante Universitário da UDESC

16h às 17h - Visita guiada: Núcleo de Reciclagem Leste - ASSECREJO

As cooperativas de reciclagem geralmente são compostas por ex catadores de material reciclável e hoje trabalham de forma estruturada com o apoio da Prefeitura Municipal de Joinville.

Participe da visita guiada no local onde homens e mulheres trabalham separando os resíduos da coleta seletiva e entenda mais sobre a sua responsabilidade nesse processo de reciclagem. Somos parte da solução, juntamente com todos os cooperados do empreendimento. Uma experiência única para conhecer as condições e realidade dos trabalhadores de material reciclável.

Inscrição: http://goo.gl/forms/X4XdHhNP3K

Onde: ASSECREJO, av. Miguel Alves Castanha, 359 - Aventureiro

18h30 às 22h - Voluntariado: Oasis Joinville - Jativoca: Encontro dos Mobilizadores

E se você descobrisse que é possível construir um mundo melhor, de maneira rápida, divertida e sem colocar a mão no bolso? Convidamos todos a participar de mais uma transformação. Vem aí: Oasis Joinville - Jativoca.

O Jogo Oasis é uma ferramenta cooperativa que mobiliza pessoas para realização de sonhos coletivos. Vamos nos divertir, conhecer pessoas, histórias e transformar sonhos em realidade. Chamem todos os seus amigos e família, vamos juntos criar o melhor mundo e transformar a comunidade Jativoca.

Qualquer dúvida ligue: Camila - (47) 99620767 (tim) Ricardo - (47) 84682927 (vivo) (47) 84797060 (oi) contato: oasisjoinville@gmail.com

Inscrição: http://goo.gl/forms/kfhsZYrVpv

Onde: Escola Municipal Julio Machado da Luz, rua Jativoca, 1800 - Nova Brasília

19h30 - Palestra: Você acredita na energia solar como solução para o Brasil?

Em um país tropical como o Brasil, que possui um enorme potencial para o uso de energia solar, esta é ainda pouco utilizada.

Com a Resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica em 2012, que passou a permitir que todo cidadão use seu telhado para gerar sua própria eletricidade e receber descontos em sua conta de luz, houve um crescimento na utilização da energia solar.

Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), se todo o potencial teórico de geração de eletricidade nas residências brasileiras fosse aproveitado com sistemas fotovoltaicos, produziríamos o suficiente para abastecer mais de duas vezes o atual consumo residencial.

Venha conhecer mais sobre esse potencial energético e participe da palestra.

Inscrição: coletivopermaculturajlle@gmail.com

Onde: SESC, sala de Ciências, rua Itaiópolis, 470 - América

22h - Tim Maia & Jorge Ben - Abertura Semana Lixo Zero

A partir das 22h, a festa começa com a Ju Pamplona, da Rádio Atlântida, abrindo o evento com muita informação sobre as mais de 100 ações durante a Semana Lixo Zero Joinville. Em seguida a Banda TerrAvista vem para animar a festa com um especial Tim Maia, Jorge Ben e músicas autorais.

Ingressos antecipados: Restaurante Zum Schlauch e no Cold Beer, em frente à UDESC/Univille.

Informações: 9610-4874.

Onde: Let It Be Pub, rua Visconde de Taunay, 586 - Atiradores

A NOTÍCIA
 DC Recomenda
 
 Comente essa história