Kinderplatz garante a festa das crianças na Oktoberfest de Blumenau Rafaela Martins/Agencia RBS

Isabeli (E) e Ianara arrumaram o armário e colocaram a mesa do jantar antes de degustarem o banquete

Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS

As arquibancadas do Galegão estão vazias. Mochilas, tênis, doces e refrigerantes: tudo ficou para trás. À medida que se chega próximo ao centro do pavilhão, ouve-se um burburinho e aos poucos é possível ver alguns sorrisos, mesmo que tímidos, dos pequenos ao compartilharem momentos de euforia. No fundo de uma piscina de bolinhas ou no ar após um salto na cama elástica, tudo aqui é possível quando se trata de diversão. O Kinderplatz, para crianças de zero a 12 anos, reúne quem está na Oktoberfest à procura de lazer ou alunos de escolas, creches e entidades que trocam a rotina da sala de aula por algumas horas de brincadeira.

::: Confira outras informações sobre a Oktoberfest
::: Acesse aqui o guia oficial da festa

As atividades recreativas vão além do castelo inflável e do futebol. É possível até ser adulto por alguns instantes no espaço Oficina do Aprendiz, com brinquedos de madeira, educativos e lúdicos. Os alunos da escola estadual Governador Irineu Bornhausen, de Luis Alves, cozinharam, arrumaram o armário e colocaram a mesa do jantar. Luis, 7 anos, Isabeli, 9, Ianara, 9, Bianca, 8, Ágata, 9, e Beatriz, 8, sentaram-se e começaram a degustar o banquete:

– Nunca vi uma coisa assim na minha vida. Esta cozinha tem tudo e é bem mais bonita do que aquelas de boneca – comenta Beatriz entre um gole imaginário e outro de café.

Desde segunda-feira o espaço oferece brincadeiras para as instituições de ensino da região no período da manhã e 4,5 mil crianças já estão inscritas. À tarde, o Kinderplatz recebe os visitantes da festa até as 17h de graça. A cobrança começa a valer depois das 18h – o ingresso para cada brinquedo custa R$ 3. Já no Espaço Kids, para crianças de até 4 anos, a entrada é gratuita.

Para a professora da escola, Clotilde Paulo, a oportunidade para visitar o espaço é única e memorável:

– Como eles têm acesso restrito a esses tipos de atividades por morarem numa região isolada, acabam aproveitando demais. É uma maneira de sair da rotina escola, casa, escola.

Estrutura tem 14 tipos de atrações

Ao todo, o Kinderplatz tem 14 atrações entre brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, camas elásticas, tobogãs, futebol inflável, high jump, espaço Beto Carrero para pintura de desenhos, pintura facial, cadeira maluca e a pista educativa de trânsito do Seterb com monitoramento de uma equipe do Sesc. E quando os pequenos aproveitam quem acaba se divertindo também são os monitores.

– Adoro crianças e cada vez que uma delas vai embora é uma dorzinha. É a primeira vez que trabalho num lugar desses e o que mais marca é o carinho delas. Elas são muito afetuosas – comenta o ator e monitor Pablo Assi, 24 anos.

Horário de funcionamento do Kinderplatz
- De manhã nos dias de semana: é exclusivo às unidades de ensino.
- À tarde: visitantes podem aproveitar os brinquedos gratuitamente até as 17h.
- À noite: nas terças e quartas das 18h até as 22h; nas quintas e sextas, das 18h às 20h; sábados, das 11h às 20h; e domingos, salvo véspera do feriado, das 11h às 22h.
- Valor: o ingresso para cada brinquedo custa R$ 3. No Espaço Kids, para crianças de até 4 anos, a entrada é gratuita.
- Local: o acesso é feito exclusivamente pela passarela que liga o Ginásio Galegão à Vila Germânica. As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Espaço para matar a fome dos pequenos

A preocupação vai além de proporcionar divertimento às crianças no Kinderplatz. Para uma das organizadoras da praça da Secretaria de Turismo, Terezinha Roffi, a intenção é reuni-las num espaço com segurança no mês que é só delas:

– É o mês das crianças e queremos que toda a comunidade use o espaço. Dessa maneira, alunos e visitantes podem aproveitar a estrutura do pavilhão, que além dos brinquedos tem a própria área de alimentação.

Quando a diversão acaba e a bagunça das arquibancadas sai de cena é a hora do lanche. No Kinderplatz, há um espaço com tudo o que os pequenos gostam: crepe, picolé, churros, cachorro quente, pipoca e espetinho de morango. O funcionamento para o público é à tarde e à noite durante todos os dias da festa.



Acompanhe a Oktoberfest pelo Instagram do Santa e participe da cobertura usando a hashtag #oktoberblumenau.

JORNAL DE SANTA CATARINA
 DC Recomenda
 
 Comente essa história