Miss Oktoberfest do Canadá chega a Blumenau e vai participar de desfile  Patrick Rodrigues/Agencia RBS

Miss da Oktoberfest do Canadá, Lyndsay Kalbfleish e a realeza da festa de Blumenau

Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

O desfile de hoje da 32ª Oktoberfest será uma experiência de primeira viagem para a miss Oktoberfest do Canadá. Lindsay Kalbfleisch participará da atração no Carro das Flores e conhecerá a festa e Blumenau do jeito que todo turista deveria fazer: com direito a passeio ao Centro Histórico, à Vila Itoupava e a Pomerode, feijoada na Nova Rússia e visita às cervejarias artesanais locais e aos museus do Cristal Glaspark de Caça e Tiro.

::: Confira outras informações sobre a Oktoberfest
::: Acesse aqui o guia oficial da festa

A representante da Oktoberfest canadense chegou nesta terça-feira à tarde ao Brasil acompanhada do presidente da festa na América do Norte, Alfred Lowrick, e de um dos diretores, Vic Degutis. Essa é segunda parte de um intercâmbio entre as festas de outubro, que incluiu a visita da rainha da 32ª Oktoberfest, Tamíris Ficht, às cidades de Kitchner e Waterloo, em Ontário, semana passada.

Logo após chegar a Blumenau, a comitiva canadense concedeu entrevista coletiva à imprensa, na noite desta terça. Mesmo há poucas horas na cidade, Lowrick disse que o que lhe chamou a atenção foi o fato de a nossa Oktoberfest, ao contrário da deles, acontecer em um só lugar.

— Espero que nos próximos dias eu conheça um pouco mais das diferenças e semelhanças da festa – disse Lowrick, que presenteou o presidente da Vila Germânica, Ricardo Stodieck, com uma medalha simbólica que remete à sua família.

Lindsay também revelou sua expectativa para participar do desfile de hoje. No Canadá, a atração envolve a comunidade e as comemorações de Ações de Graças. 

— Estou ansiosa para participar do desfile e não tenho nem ideia de como será. Vai ser uma experiência incrível.

O objetivo das viagens, além da divulgação, é trocar experiências entre as duas maiores Oktoberfests da América para, nas próximas edições, levar um pouco do Brasil ao Canadá e vice-versa. Na América do Norte, a festa ocorre em 17 clubes das duas cidades de Ontário ao longo de nove dias. O evento mobiliza toda a comunidade, que trabalha de forma voluntária para preservar a tradição alemã. É uma festa muito mais familiar, com apenas uma cervejaria – a Molson Canadian – e um cardápio tipicamente germânico.

Para Rafael Althoff, gerente de marketing da Secretaria de Turismo, um dos grandes diferenciais da festa é o desfile, que reúne cerca de 100 mil pessoas ao longo de cinco quilômetros: 

— É uma mistura de Oktoberfest e coisas da cidade. Como é feriado, todas as famílias vão para a rua assisti-lo de manhã. Como não é possível consumir álcool na rua, o desfile não tem bebida, mas nem por isso é chato. A beleza está nas centenas de famílias unidas aproveitando e curtindo a cultura e tradição deles.

Lyndsay e a comitiva do Canadá ficarão em Blumenau até o dia 25.


Acompanhe 
a Oktoberfest pelo Instagram do Santa e participe da cobertura usando a hashtag #oktoberblumenau.

JORNAL DE SANTA CATARINA
 DC Recomenda
 
 Comente essa história