Praia do Santinho recebe nomes do surfe em etapa do WQS a partir desta terça-feira Guto Kuerten/Agencia RBS

Surfistas se anteciparam à competição e já treinam nas águas da Praia do Santinho

Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS

Os fãs do surfe catarinense têm um presente para esta semana. Desta terça-feira a domingo a Praia do Santinho recebe atletas de 24 países que buscam pontos para se assegurar na elite mundial da modalidade, a World Surf League (WSL). A partir da primeira hora da manhã, eles estarão na água — conforme as condições climáticas permitirem — para buscar uma boa colocação no QS 6000 Red Nose Pro Florianópolis.

Lenda do surfe Garrett McNamara aproveita Floripa com a família
Etapa do WQS em Florianópolis dá pontos para vaga na elite mundial

A competição qualificatória (WQS) é a primeira da reta final na América do Sul. Por valer 6 mil pontos, a etapa de Floripa atraiu vários nomes de peso, como os brasileiros Alex Ribeiro, atual campeão sul-americano da WSL, e Jessé Mendes, que estão de olho em um lugar entre os melhores do mundo.

Mesmo que não tenha conseguido chegar em condições de estar na disputa, o catarinense Willian Cardoso avisa à torcida para ficar de olho em Alex e Jessé. Nascido em Joinville e radicado em Balneário Camboriú, o surfista da nova geração espera acabar a temporada em alto nível:

— As expectativas são as melhores possíveis para esta semana. Pela previsão, a gente sabe que vão ter algumas ondinhas. Espero conseguir surfar bem. Não tive um grande ano no Mundial, mas sei das minhas qualidades. O objetivo é passar o máximo de baterias possíveis e surfar bem.

Ainda ontem, a Praia do Santinho recebia os competidores, que não esperaram muito e foram para o mar praticar. Apesar de a competição ter limite inicial de 144 participantes, houve alta procura. Mais de 170 atletas se inscreveram. Entre os estrangeiros, os destaques são nomes como os franceses Joan Duru e Maxime Huscenot, o norte-americano Kanoa Igarashi e o australiano Ryan Callinan.

A última edição disputada no local havia ocorrido há cinco anos. No ano passado, a Praia da Joaquina recebeu o WQS.

 

Programação
QS 6000 Red Nose Pro Florianópolis SC
Quando: De hoje a domingo
Local: Praia do Santinho, Norte da Ilha de Santa Catarina
Preço: Grátis

O que vale
A etapa de SC inicia a "perna brasileira" de fim de ano da WSL South America, com três provas decisivas na disputa pelas últimas vagas na lista dos 10 indicados para completar a elite dos top-34 da World Surf League em 2016. A segunda ocorre em Itacaré, na Bahia, entre 27 de outubro e 1º de novembro. Entre 2 e 9 de novembro, é realizada a última, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

DIÁRIO CATARINENSE
 DC Recomenda
 
 Comente essa história