Romance entre catarinense e austríaco começou na Tirolerfest Marco Favero/Agência RBS

Casal comemora seis anos desde o primeiro encontro no dia 13 de outubro

Foto: Marco Favero / Agência RBS

Mais de 10 mil quilômetros separam o Estado do Tirol, na Áustria, e Treze Tílias, no Meio-Oeste de Santa Catarina. Mas a relação entre as localidades é intensa desde a fundação do município catarinense, em 13 de outubro de 1933, quando o então Ministro da Agricultura da Áustria trouxe para a região o primeiro grupo de imigrantes austríacos. Ali iniciou a Tirolerfest, festa que comemora a chegada dos imigrantes e onde a catarinense Sabrina Ungurich Astner, 27 anos, e o austríaco Markus Astner, 33, se conheceram, em 13 de outubro de 2009. 

Acesse o mapa colaborativo do Viver SC
Viver SC: acesse a nossa página especial

A relação entre as localidades levou a banda da família de Markus até a festa tradicional da cidade, que neste ano começa na sexta-feira e segue até terça, dia 13. Durante o show, uma menina loira e sorridente lhe chamou a atenção:

— Ela assistiu a uma apresentação nossa à tarde e pedi para que voltasse à noite para que eu tocasse um solo para ela — conta em um português marcado pelo sotaque alemão.

Sabrina tentou resistir, mas acabou cedendo e foi assistir a outra apresentação: 

— Só conversamos cinco horas — brinca.



Da conversa animada restou uma certeza desanimadora: não se veriam mais. Afinal, estavam em continentes diferentes. Porém, assim como os imigrantes lá em 1933, resolveram driblar a distância.

Nada de navios, agora seria pela tela do computador. Começaram a conversar diariamente pelas redes sociais em uma rotina que durou um ano e dois meses. Markus voltou ao Brasil, dessa vez para conhecer a família de Sabrina. Foram 12 dias de convivência, que selaram o primeiro beijo e o início do namoro. Encontram-se sete vezes no total e casaram em setembro de 2012. A cerimônia foi em Treze Tílias, onde moram atualmente. Em casa, o casal fala alemão, primeiro idioma que Sabrina aprendeu a falar — o português veio só depois, aos seis anos.

— A primeira coisa que gostei nela é que falava o mesmo dialeto que eu, o tirolês. E aqui é bem parecido, não é à toa que Treze Tílias é o Tirol brasileiro — observa Markus.

Nesta edição da Tirolerfest, além de celebrarem seis anos desde o primeiro encontro, os dois irão se apresentar. Ele, como segundo maestro e ela tocando clarinete na Banda dos Tiroleses — grupo tradicional de Treze Tílias — da qual Sabrina participa há 15 anos.

Além da apresentação da Banda dos Tiroleses, a 82ª edição da festa, que deve receber 25 mil pessoas, irá contar com desfile histórico, noite cultural e o tradicional chope que é produzido em Treze Tílias. A gastronomia típica austríaca é um atrativo à parte. Sopa Knödel, salsichão com chucrute e apfelstrudel são algumas das opções.

Serviço:
82ª Tirolerfest

Quando: De 9 a 13 de outubro
Onde: Parque de Exposição Padre Johann Otto Küng, em Treze Tílias
Preço: A entrada no parque é gratuita. Para a Lustiger Tiroler Abend (Alegre Noite Tirolesa) custa R$ 20 e para o Baile do Chopp R$ 60


Veja a programação completa em: www.tirolerfest.com.br

DIÁRIO CATARINENSE
 DC Recomenda
 
 Comente essa história