Prepare-se para os desafios da Olimpíada de Matemática  Betina Humeres/Agencia RBS

Foto: Betina Humeres / Agencia RBS

Começou a contagem regressiva para a 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A partir de segunda-feira, escolas públicas (municipais, estaduais e federais) de todo o país com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio podem inscrever seus alunos.

Organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a competição pretende revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da matemática entre os estudantes. Em 2015, a Olimpíada teve a participação de 47.580 escolas (localizadas em 99,48% dos municípios brasileiros), que inscreveram 17.972.333 alunos na primeira fase.

Leia mais:
Volta às aulas tem 9º ano nas particulares e reparos nas escolas públicas
Brasil ocupa os últimos lugares em ranking de conhecimentos básicos
Terceiro ano do Ensino Médio traz desafios aos adolescentes

A Olimpíada é realizada em duas fases. Na primeira, ocorrem, nas próprias escolas, provas compostas de 20 questões objetivas (múltipla escolha). Cabe a cada escola participante fazer a correção com base em gabaritos enviados pela coordenação da Obmep e selecionar os alunos com melhor pontuação.

Os estudantes classificados para a segunda fase fazem uma prova de seis questões dissertativas, em que devem expor os cálculos e o raciocínio utilizado nas respostas. Nesta fase, que define as premiações, as provas são aplicadas em locais definidos pela coordenação da Obmep e corrigidas por professores indicados pelo Impa.

A competição premiará 6,5 mil alunos e concederá cerca de 46,2 mil menções honrosas. Aos medalhistas será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Obmep), em 2017. O aluno com participação regular no PIC tem direito a bolsa de iniciação científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/MCTI).

Prêmio aos professores

Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de Educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Iniciada em 2005, a Obmep tem recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Dica

No site da Obmep, alunos, pais de alunos e professores poderão encontrar materiais didáticos, como bancos de questões e resolução em vídeo, de provas de edições anteriores da Olimpíada.

12º Obmep

Inscrições: 22 de fevereiro a 1º de abril em obmep.org.br
Provas da 1ª fase: 7 de junho
Provas da 2ª fase: 10 de setembro
Divulgação dos resultados: 30 de novembro

Leia mais notícias de educação

 Veja também
 
 Comente essa história