Empresa aplica programa "Medida Certa" para incentivar hábitos saudáveis em funcionários Divulgação / pemavel/pemavel

Funcionários da Pemavel participam de caminhada na Beira Mar de São José 

Foto: Divulgação / pemavel / pemavel

Inspirado no quadro do Fantástico, da TV Globo, uma concessionária de veículos de São José decidiu implantar o Medida Certa entre os funcionários. E com quase três meses de programa de reeducação alimentar e exercícios, alguns colaboradores chegaram a perder 7 quilos. 

Leia mais em Estilo de Vida:
Nutricionista derruba mitos sobre alimentação e afirma que dietas engordam

Baleias semialbinas são avistadas no Sul de Santa Catarina

Com previsão de neve, hotéis da Serra Catarinense estão lotados

A concessionária Pemavel Veículos lançou o programa no final de junho para os quase 50 funcionários. O ¿Medida Certa Pemavel¿ está sendo comandado por Tiago Cetolin, educador físico e Felipe Hostim Rabello, nutricionista, ambos do Figueirense, e terá duração de três meses. 

A primeira avaliação foi feita em junho. Agora, após quase dois meses, os profissionais foram novamente submetidos a testes. Segundo Rabello, a maior parte dos colaboradores teve resultados positivos, com perda de peso, ganho de massa magra, redução de gordura, e outros, que precisavam, ganharam medida. Lino Golin, 40 anos, gerente de vendas da empresa, perdeu 7 quilos em 45 dias. Ele ainda mantém a meta de perder mais 7 quilos até setembro, quando termina o programa. 

Funcionários fizeram pedalada na Beira Mar Norte durante o programa  Foto: Divulgação

– Cortei refrigerante, margarina e sobremesa, também substituí muitos alimentos por opções menos calóricas. Comecei a fazer caminhadas e em menos de dois meses saí da categoria de obesidade para a de sobrepeso – relata. 

Anvisa aprova novo remédio para controle do colesterol  

Nos três meses de atividades, os funcionários que toparam participar do desafio estão mudando os hábitos alimentares. A nova rotina inclui participar de provas esportivas, atividades físicas e reeducação alimentar. Para desenvolver o programa de treinamento de cada funcionário, Tiago e Felipe submeteram os colaboradores a testes e mensuração, e avaliação de parâmetros fisiológicos. 

A partir dos resultados, cada funcionário recebeu uma meta. As metas incluem perder ou ganhar peso, melhorar os hábitos alimentares e aumentar massa magra, por exemplo. O acompanhamento do progresso da equipe é semanal. Ao final do programa, os vencedores das duas categorias estabelecidas, Peso e Saúde, ganharão duas viagens para Gramado (RS) e prêmios. 

Leia mais reportagens sobre dietas e reeducação alimentar 

Para Felipe Rabello, o programa ajuda quem não tem o hábito de praticar exercícios e quem precisa de orientação profissional para melhorar a qualidade de vida. Segundo um dos sócios da Pemavel Veículos, Paulo Everton Martins, a ideia da ação surgiu da intenção de trazer mais saúde à empresa: 

– A rotina do dia a dia acaba sendo estressante e por isso pensamos em trazer um programa que contribuísse em melhorar a qualidade de vida de todos. 

Veja mais notícias sobre saúde


 Veja também
 
 Comente essa história