Além de Florianópolis, São José, Joinville e Timbó também têm jardins botânicos Univille/Divulgação

Jardim Botânico da Univille, em Joinville recebe visitas agendadas

Foto: Univille / Divulgação

Aberto há cerca de um mês, o Parque Jardim Botânico de Florianópolis atraiu grande interesse do público da cidade e também gerou algumas polêmicas, como a falta de estacionamento, proibição de animais em seu interior e ainda a falta de elementos que dariam a ele a classificação de Jardim Botânico, conforme mostra reportagem do Diário Catarinense desta terça. Santa Catarina tem, porém, outros três espaços com as características de jardim botânico. Confira:

Jardim Botânico da Univille, em Joinville

Localizado na Universidade, o Jardim Botânico da Univille existe há nove anos e tem coleções de cactos (a mais recente, com 150 espécies), orquídeas, bromélias, pinheiros, palmeiras e carnívoras, em um total de mais de 800 plantas. O espaço é coordenado pela professora do Departamento de Biologia Karin Esemann de Quadros e é destinado a pesquisas e educação ambiental.
O Jardim Botânico da Univille, que completa em abril 8 anos, também pode ser contemplado pelo público por meio de visitas monitoradas e agendadas pelo telefone (47) 3461-9040.


Jardimd e São José foi o primeiro da Grande Florianópolis Foto: Divulgação / Prefeitura de São José

Jardim Botânico de São José

Com 160 mil m² de mata atlântica preservada, o primeiro Jardim Botânico da Grande Florianópolis foi inaugurado em 2015, no bairro Potecas. Tem uma área central que abriga um anfiteatro para eventos de educação ambiental, trilhas ecológicas, estufa com vegetação nativa e um herbário, uma coleção científica composta por amostra de plantas secas. Há também uma exposição da coleção de bromélias e orquídeas do colecionador Max Hablitzel. Entre os espécimes, os destaques são dois exemplares da bromélia Alcantarea imperialis e o gigante xaxim Dicksonia sellowiana. Até o fim de outubro, a unidade também contará com uma coleção de cactos com 180 espécies. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 17h. Agendamento de visitas de grupos de até 30 pessoas pode ser feito pelo telefone 3381-4408.


O Jardim Botânico de Timbó foi aberto no anos 80 Foto: Mariana Furlan / Agencia RBS

Parque Jardim Botânico de Timbó

Aberto ao público nos anos 80 e localizado próximo ao Centro da cidade, o Parque Jardim Botânico tem mais de 100 espécies de plantas e árvores nativas, frutíferas, exóticas e de sombra. Entre as espécies encontradas no local estão hortênsia, a rara pau timbó, ipê amarelo e pau ferro, além de mudas de legumes, verduras e frutas. É ali que é produzida grande parte das flores que enfeitam os parques, jardins e trevos da cidade. O Parque Jardim Botânico está aberto todos os dias, até as 18h, inclusive nos fins de semana e feriados.

Conheça também os zoobotânicos 

Além dos jardins, Santa Catarina também tem alguns parques zoobotânicos, que misturam a fauna e a flora. Em Brusque, o Parque Ecológico e Zoobotânico Padre Raulino Reitz, inaugurado em 1992, está localizado em zona de Mata Atlântica e tem répteis, aves e mamíferos naturais desta região. Há ainda parques zoobotânicos em Joinville e Itá, este último com mais de 106 espécies vegetais catalogadas e cerca de 100 espécies de aves nacionais e exóticas.

Leia também:

Jardim Botânico de Florianópolis é oficialmente aberto

Começa colheita na horta do Jardim Botânico de Florianópolis

Entenda por que é proibido levar seu animal de estimação no Jardim Botânico de Florianópolis

Visitantes do Jardim Botânico de Florianópolis são autuados por estacionar em rodovia

 Veja também
 
 Comente essa história