Conheça os cursos de graduação mais procurados e os que oferecem mais vagas em Santa Catarina  Charles Guerra/Agencia RBS

Foto: Charles Guerra / Agencia RBS

Em Santa Catarina, os estudantes que se inscrevem em processos seletivos ou nos vestibulares são mais conservadores. Cursos clássicos como Medicina, Administração, Direito e Engenharia Civil são os que despontam com o maior número de inscrições, segundo o Censo da Educação Superior 2015. Os dados foram divulgados na quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do governo federal.

Na lista dos cursos com mais vagas disponíveis entre as instituições públicas e privadas estão os bacharelados em Administração, Direito, Ciências Contábeis e Engenharia Civil, além de Educação Física, Comunicação Social, Design, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia e Pedagogia.

Mas nem todos eles são os que têm a maior oferta de vagas entre as instituições. Administração lidera com quase 20 mil novas vagas em 2015, seguido por Direito (9.293), Ciências Contábeis (5.683), Engenharia Civil (5.608) e Educação Física (4.991). 

Já a relação oferta e procura torna o curso de Medicina o mais disputado do Estado, com média de 42 candidatos por vaga. Construção Civil vem na sequência, com 31 por vaga. Sistemas Eletrônicos, Eletricidade e Energia e o curso de Engenharia de Petróleo têm mais de 10 aspirantes por vaga.

Já os cursos de Engenharia Florestal, Profissões Industriais, Transportes e Serviços, Museologia, Secretariado, Têxteis, Terapia Ocupacional, Engenharia de Produção e de Materiais, Religião e Teologia, Engenharia Têxtil e Turismo têm menos de 1 candidato interessado na para cada vaga oferecida. O caso mais crítico é do curso de Turismo, 


Leia também:

Administração, Pedagogia e Direito são os cursos que mais formam alunos em Santa Catarina

Santa Catarina é o sétimo Estado do país com maior número de cursos de graduação públicos e privados

SC tem a segunda menor relação de candidatos por vagas oferecidas nas universidades públicas e privadas

Censo da Educação Superior aponta que há sobra de vagas nas universidades públicas e privadas

Cursos de licenciatura a distância aumentam e presenciais diminuem

Educação física é a segunda licenciatura com mais alunos no país

Número de professores com doutorado no ensino superior cresceu 124% na última década


 Veja também
 
 Comente essa história