Já ouviu falar em boia-cross? Conheça esse passeio diferente que será realizado no Vale do Itajaí Prefeitura de Iporanga  / Divulgação/Divulgação

Em São Paulo a prática é realizada como atividade de ecoturismo

Foto: Prefeitura de Iporanga / Divulgação / Divulgação

Guabiruba, no Vale do Itajaí, vai receber o primeiro evento de boia-cross neste domingo, 19. A atividade é organizada pela Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí (Assepavi), que realiza passeios voltados para o ecoturismo na região. As inscrições estão encerradas, mas novos eventos devem ser organizados.

A prática de descer corredeiras em grandes boias redondas é uma atividade de ecoturismo popular em Bonito, no Mato Grosso do Sul e em Brotas e Iporanga, São Paulo. A aventura inclui brincadeiras no rio e é acompanhada por guias, que garantem a segurança dos participantes.

— Nossa inspiração foram as descidas de caiaque que são praticadas em rios, mas buscamos uma versão mais acessível e que protege mais. Como é o primeiro evento e trabalhamos de forma voluntária, limitamos as inscrições para 10 pessoas e as vagas esgotaram, mas se o resultado for positivo, pensamos em realizar novamente — explica Ivan Fisher, presidente da Assepavi.

As boias de câmara de pneu de caminhão são fornecidas pela organização, assim como capacetes e coletes salva-vidas, obrigatórios para a prática. Apenas maiores de 18 anos podem participar do passeio, que custa R$ 20 para quem não é membro da associação. Não é recomendado realizar a prática sem a companhia de um guia.

Leia também:

Pé na estrada: confira dicas para fazer trilhas em Santa Catarina

Dica de fotógrafo: saiba como fazer cliques até debaixo d'água

Aproveite o sossego da Vila da Glória, em São Francisco do Sul

 DC Recomenda
 
 Comente essa história