Saiba como observar o eclipse solar em Santa Catarina neste domingo Cristiano Estrela/Agencia RBS

Forma mais simples e segura de observar o eclipse é através de vidros de solta com tonalidade 14

Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS

Neste domingo de Carnaval um evento promete chamar a atenção logo cedo: o primeiro eclipse solar visto de Santa Catarina desde 2007.  O fenômeno poderá ser visto entre 9h50min e 12h50min da maior parte do Estado, com auge por volta das 11h20min. Em Florianópolis, dois grupos de pesquisa vão disponibilizar telescópios para observação.

A previsão do tempo indica que o sol deve aparecer em todas as regiões de Santa Catarina neste domingo, com tempo seco na maior parte das cidades. Segundo a Epagri/Ciram, há chance de chuva no início e no fim do dia. 

Caso o tempo esteja encoberto no horário do eclipse, será possível assistir ao fenômeno ao vivo pela internet através do site The Slooh - Space for everyone. Ou pelo canal do Youtube Ciência e Astronomia:

Especialistas ressaltam que é necessário cuidado durante a observação, já que olhar diretamente para o Sol pode causar danos temporários ou permanentes à retina. Óculos escuros e chapas de raio-x não são suficientes para proteger os olhos.

A forma mais simples e segura é utilizar vidros de solda com tonalidade 14 para colocar na frente dos olhos, o material custa cerca de R$ 2,50 e pode ser encontrado em lojas de materiais de ferragens e construção. Mesmo com a proteção, é recomendado olhar para o sol por no máximo 20 segundos e realizar uma pausa de dois minutos.

Quem tiver interesse em observar o fenômeno através de telescópios, pode participar dos eventos organizados por projetos de pesquisa. Em Florianópolis, serão dois grupos na Avenida Beira-Mar Norte. 

O projeto de extensão Observações Astronômicas e Tópicos de Física Moderna, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) estará reunido no trapiche da Beira-Mar Norte. Já o Grupo de Estudos de Astronomia da UFSC vai estar próximo ao Bar Koxixo's.

Confira os horários em que o fenômeno poderá ser visto em SC:

Agende-se:

O quê: observação do eclipse solar parcial através de telescópios
Quando: domingo de Carnaval, das 9h30min às 13h
Onde: Bolsão do trapiche da Av. Beiramar Norte, em Florianópolis ou bolsão de estacionamento do Koxixo's.

Leia também: 

Eclipse solar poderá ser visto em Santa Catarina neste domingo 

Eleita Reserva Mundial de Surfe, Guarda do Embaú deve ter mais ações de preservação ambiental

Índices de radiação ultravioleta nos próximos dias exigem prevenção extrema

Quantidade de gelo nos polos tem queda recorde em janeiro



 Veja também
 
 Comente essa história