FOTOS: veja imagens do primeiro dia de outono em Florianópolis Cristiano Estrela/Agencia RBS

Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS

Esta segunda-feira, 20, é marcada pelo equinócio, ou seja, quando a quantidade de horas do dia e da noite são equivalentes. Gradativamente, os períodos escuros vão se tornar maiores. Isso quer dizer que, mais precisamente às 7h29min, foi dado início ao outono astronômico em todo o hemisfério Sul — enquanto na porção setentrional do planeta é chegada a vez da primavera. 

A técnica em meteorologia do grupo NC Bianca Pereira de Souza explica que a estação meteorológica já está em curso desde o final da semana passada, devido à mudança no clima. Ela também dá pistas do que se pode esperar em Santa Catarina no outono:

— Para esse ano, segundo o Fórum Climático Catarinense, a estação não deverá ser influenciada por nenhuma fenômeno de grande escala (Nem El Niño e nem La Niña) que possa trazer comportamento do tempo muito diferente do que os catarinenses estão acostumados para essa época do ano. 

Bianca salienta que o volume de chuvas deve ser menor em relação à estação anterior. Já sobre as temperaturas, a especialista lembra que haverá dias com elevada amplitude térmica: amanhecer mais frio e tardes quentes, sendo essa a principal característica do outono. Mas a notícia é boa para quem já está com saudades do verão:

— Outra característica é apresentar pequenos períodos com "cara" de verão, dias bem quentes e secos, e outros com ¿cara¿ de inverno, dias mais chuvosos e frio, por se tratar de uma estação de transição entre verão e o inverno — diz. 

Abaixo, confira o ensaio fotográfico de Cristiano Estrela com as primeiras imagens do outono em Florianópolis:

Leia também:
Outono começa nesta segunda-feira com tempo nublado em SC

Chuva, temperatura e mar: veja a previsão do tempo para o fim do verão e início do outono em SC

5 coisas que marcaram o verão 2017 em Florianópolis

Conheça as 12 regiões turísticas de SC

 DC Recomenda
 
 Comente essa história