Entenda as mudanças do Vestibular UFSC 2018 Marco Favero/Agencia RBS

Foto: Marco Favero / Agencia RBS

As mudanças anunciadas para o Vestibular 2018 da Universidade Federal de Santa Catarina irão exigir algumas adaptações no preparo dos candidatos. A UFSC irá dar peso maior e aumentar a nota mínima exigida de disciplinas relacionadas ao curso escolhido. Além disso, as provas de História e Geografia serão substituídas por Ciências Humanas e Sociais. O coordenador do Pró Universidade, Otávio Auler, questiona anunciarem as mudanças só em maio sendo que os alunos já estão se preparando desde o início do ano:

 — Traz bastante insegurança, prejudica os alunos, o professor e instituição de ensino, porque pode levar a um desempenho abaixo do esperado, já que as regras mudam aos 45 minutos do segundo tempo e isso não é positivo.

A presidente da Coperve, Maria Luiza Ferraro, ressalta que os alunos precisam apenas reforçar os estudos nas áreas que pretendem estudar. Cita como exemplo cursos de Ciências da Saúde que devem ter um peso maior de disciplinas como Biologia e Química. Ela afirma que com a aprovação da Câmara de Ensino de Graduação, os pesos e notas mínimas exigidos em cada curso serão publicados no site da UFSC, assim como o quadro de vagas. A expectativa é que isso aconteça ainda no início de junho. 

Porém Auler acredita em um impacto maior aos alunos que buscam os cursos de maior demanda, principalmente os da área de exatas. E questiona se isso não trará mais desigualdade e colocará em debate as ações afirmativas, como as cotas, já que aumentará as notas mínimas para aprovação (pontos de corte).

— O impacto será principalmente para os alunos de escolas públicas  e para aqueles que querem um curso de alta demanda — diz. 

A redação também terá peso maior para alguns cursos, explica Maria Luiza. 

Sobre as questões de Filosofia e Sociologia, o coordenador afirma que muitas escolas e cursos já preparam para essas disciplinas e para perguntas interdisciplinares, que aparecem no Enem, por exemplo, e considera positivo, já que são áreas importantes para a formação dos alunos.  

As mudanças já valem para o Vestibular 2018, que será realizado nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2017. 

Leia também:

IFSC abre inscrições para 693 vagas em cursos gratuitos de graduação em 13 cidades de Santa Catarina

Escolas de SC adotam jogos eletrônicos consagrados como metodologia de ensino

Governo federal flexibiliza regras e amplia ensino a distância na Educação Básica 

Vestibular de Inverno da Udesc 2017: consulte o local de provas


 Veja também
 
 Comente essa história