Vestibular 2018: UFSC anuncia mudanças em provas, pesos de disciplinas e notas para aprovação Marco Favero/Agencia RBS

Foto: Marco Favero / Agencia RBS

A Universidade Federal de Santa Catarina anunciou nesta sexta-feira mudanças no Vestibular 2018, que será realizado nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2017. As principais mudanças são referentes às provas, aos pesos das disciplinas e às notas mínimas para aprovação.

Quanto às provas, as de História e Geografia serão substituídas pela prova de Ciências Humanas e Sociais com 20 questões, que abordarão as seguintes disciplinas: sete questões de História, sete de Geografia, duas de Filosofia, duas de Sociologia e duas interdisciplinares envolvendo duas ou mais dessas áreas. 

As disciplinas de Filosofia e Sociologia são atualmente obrigatórias no Ensino Médio, bem como fazem parte da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Sendo assim, a UFSC justifica ser pertinente a inclusão dessas disciplinas nas provas do Vestibular. As demais provas, bem como a redação e as questões discursivas, permanecem iguais.

Também haverá mudança em relação aos pesos das disciplinas e às notas mínimas para aprovação (pontos de corte). Um exemplo são os cursos da área tecnológica, para os quais se estabeleceu nota mínima 2 e peso 3 e 2, respectivamente, para as disciplinas de Matemática e Física. Segundo a universidade, as modificações "têm como objetivo valorizar as habilidades do candidato nas disciplinas que fornecem a base de conhecimento para o curso e estabelecer um nível razoável de conhecimento em cada área, considerando o necessário para que o aluno seja capaz de acompanhar as disciplinas que compõem a grade curricular do curso". 

Confira o Resumo das alterações para o Vestibular UFSC 2018.

Leia também:

IFSC abre inscrições para 693 vagas em cursos gratuitos de graduação em 13 cidades de Santa Catarina

Escolas de SC adotam jogos eletrônicos consagrados como metodologia de ensino

Governo federal flexibiliza regras e amplia ensino a distância na Educação Básica 

Vestibular de Inverno da Udesc 2017: consulte o local de provas


 Veja também
 
 Comente essa história