Cobertura do Mercado Público de Florianópolis concorre a prêmio nacional de arquitetura Marco Favero/Agencia RBS

Cobertura foi inaugurada no ano passado, mas projeto venceu concurso da prefeitura em 2013

Foto: Marco Favero / Agencia RBS

A projeto da cobertura do Mercado Público de Florianópolis foi selecionado entre os 10 finalistas do 4º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel, um dos principais reconhecimentos do Brasil na área. Com foco na valorização dos arquitetos brasileiros – ou estrangeiros radicados há mais de dois anos no Brasil –, o prêmio avaliou 186 projetos, de 12 Estados. Entre as finalistas estão obras localizadas em São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Cidade do México, por exemplo.

Desenvolvido pelo estúdio Aleph Zero, com escritórios em São Paulo e Curitiba, e liderado pelos arquitetos Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes, o projeto da cobertura do Mercado foi vencedor de concurso nacional da prefeitura em 2013.

Foto: Marco Favero / Agencia RBS

A construção da cobertura iniciou em setembro de 2015, após o projeto ter sido escolhido por meio de um concurso. A cobertura é retrátil, o que permite ser aberta em dias de sol e fechada em dias de chuva. No projeto inicial, a cobertura era de vidro. Mas ele foi modificado para um tecido de fios de poliéster, recoberto por uma massa de polímeros com PVC, protegida por um verniz acrílico: ou seja, uma lona tecnológica. 

Segundo a prefeitura, o material, com aparência branca fosca, foi escolhido para servir de barreira contra o sol, evitando a sensação de "estufa", principalmente no verão. A obra teve o custo de R$ 4,2 milhões e a empresa que montou a cobertura garante a manutenção por dois anos.

Foto: Marco Favero / Agencia RBS

Os 10 projetos selecionados serão avaliaddos por um júri, composto pelos arquitetos Carla Juaçaba, Gustavo Penna, Nabil Bonduki ePriscyla Gomes. Esses projetos, que serão reunidos também em publicação, participam de uma exposição, com entrada gratuita, na sede do Instituto Tomie Ohtake, de 10 de agosto a 17 de setembro, em São Paulo. 

Na abertura do evento, em 10 de agosto, serão anunciados os premiados. Os arquitetos responsáveis pelos três projetos considerados de maior destaque serão contemplados com viagens internacionais para Xangai (China), Helsinque (Finlândia) e Havana (Cuba). 

Conheça os outros projetos concorrentes

Casa 4x30, São Paulo (SP) - arquiteto responsável Clara Reynaldo - CR2 Arquitetura + FGMF Arquitetos Foto: Divulgação
Casa Torreão, Brasília (DF) - arquiteto responsável Matheus Seco - Bloco Arquitetos Foto: Divulgação
Ciclovia Avenida Paulista, São Paulo (SP) - arquiteto responsável Gianpaolo Santoro Granato - Studio GGA Foto: Divulgação
Instituto Brincante, São Paulo (SP) - arquiteto responsável Dante Furlan - Bernardes Arquitetura Foto: Divulgação
Mirante 9 de Julho, São Paulo (SP) - arquiteto responsável Marcos Paulo Caldeira - MM18 Foto: Divulgação
Moradas Infantis, Formoso do Araguaia (TO) - arquiteto responsável Adriana Benguela - Rosenbaum + Aleph Zero  Foto: Divulgação
Parque da Gare, Passo Fundo (RS) - arquiteto responsável Pedro Paes Lira - Idom  Foto: Divulgação
Subsolanus, Cidade do México (DF) - México - arquiteto responsável Henrique te Winkel - Vão Foto: Divulgação
Vazio, São Paulo (SP) - arquiteto responsável Marina Acayaba - AR arquitetos Foto: Divulgação

Clique aqui ou na imagem abaixo e acesse o especial sobre o Mercado Público

Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

Leia também:
Mercado Público de Florianópolis estreia nova cobertura

Começa nova etapa da cobertura do vão central do Mercado Público

Especial: Conheça o comércio, as alas e as histórias do Mercado Público de Florianópolis


 DC Recomenda
 
 Comente essa história