Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

As celebrações de Corpus Christi são realizadas em todas as regiões de Santa Catarina nesta quinta-feira, 15. A comemoração da Igreja Católica tem como objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Tradicionalmente, são confeccionados tapetes nas ruas das cidades, por onde a procissão passa depois da missa solene.

A festa de Corpus Christi sempre é feita na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, uma alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste Sacramento na Última Ceia.

Confira a previsão do tempo para o feriadão de Corpus Christi em SC

Geralmente, os tapetes representam temas da Eucaristia e são feitos de serragem colorida, borra de café, areia, entre outros materiais. A tradição surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. A confecção dos tapetes não é uma penitência, mas uma manifestação artística para expressar a adoração a Jesus.

Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

História

A celebração de Corpus Christi teve origem em 1243, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima.

Confira os horários das celebrações de Corpus Christi em SC:

Leia também:

Confira a previsão do tempo para o feriadão de Corpus Christi em SC

Catarinense representa o Brasil na missa de Pentecostes, no Vaticano

Quer enviar uma carta ou presente para o papa Francisco? Veja como fazer

Sob chuva forte, centenas de fiéis celebram Nossa Senhora do Caravaggio, em Nova Veneza

Segundo maior santuário de Santa Catarina é inaugurado em Içara, no Sul do Estado

Mensagem cristã mobiliza juventude de Santa Catarina a participar das tradições religiosas

 DC Recomenda
 
 Comente essa história