A previsão de neve e de chuva congelada para o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (17) se confirmou: municípios registraram a ocorrência do fenômeno no final da manhã e no começo da tarde. Segundo a Somar Meteorologia, houve  neve em Canela, Gramado, São Marcos, Caxias do Sul e Palmeira das Missões. Em cidades como Teutônia, Passo Fundo, Crissiumal, Nova Prata e Soledade, o que se viu foi chuva congelada.

Em Gramado, moradores registraram queda de neve granular no começo desta tarde. Veja:

Leia mais:
Expectativa de neve lota hotéis de São José dos Ausentes

Em Ibiraiaras, no Noroeste, a moradora Raffaela Nathallie de Matos, 18 anos, registrou a chuva congelada por volta das 11h. Em São Francisco de Paula, na Serra, também na manhã desta segunda-feira, o coordenador de eventos Rodrigo Marques, 34 anos, conseguiu capturar imagens que mostravam o fenômeno. 

Em algumas cidades gaúchas, a sensação térmica por volta das 12h foi negativa. Em Cambará do Sul, a temperatura era de 2ºC, mas a sensação chegou a -5ºC. Em São José dos Ausentes a sensação foi de -7ºC, e os termômetros marcaram 1ºC. 

Para cair neve, é preciso haver uma combinação de umidade e temperaturas baixas próximas de 0ºC. A passagem de uma frente fria pela região favorece a ocorrência dos fenômenos. A previsão de que caia neve e chuva congelada no RS se mantém para o final da tarde. 




 Veja também
 
 Comente essa história