Conta de luz aumenta 7,8% em SC a partir de 22 de agosto Scott Olson,AFP/AFP

Foto: Scott Olson,AFP / AFP

A conta de luz do catarinense vai aumentar em média 7,8% a partir de 22 de agosto. O anúncio foi feito pela Celesc, depois que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) apresentou o resultado do Reajuste Tarifário Anual.

Para consumidores residenciais atendidos em baixa tensão, o chamado Grupo B, que representa 79% dos usuários, o aumento é de 7,9%. Já os atendidos em alta tensão, como indústrias e unidades comerciais de grande porte como Shopping Centers, o chamado Grupo A, o efeito será de 7,7%. 

Segundo a Celesc, o item que mais impactou no cálculo do reajuste tarifário foi a elevação da despesa com transmissão de energia, que sofreu acréscimo de 126,6% no período.

Composição da tarifa de energia elétrica

A Celesc argumenta ainda que do total faturado pela concessionária, apenas 14,7% correspondem a recursos geridos pela empresa. O restante (não gerenciável) é destinado para pagamento de encargos setoriais, transmissão, tributos e compra de energia. 

O reajuste tarifário anual é um dos mecanismos de atualização do valor da energia paga pelo consumidor de acordo com fórmula prevista no contrato de concessão. 

Leia também:
Catarinenses conseguem na Justiça exclusão da cobrança do ICMS na conta de luz

Dupla de Chapecó cavalga por 600 quilômetros para homenagear a cidade e antigos tropeiros

SC registra 27 casos de chikungunya neste ano


 Veja também
 
 Comente essa história