Fim de semana começa cinzento e com temperaturas amenas em SC  Marco Favero/Agencia RBS

Foto: Marco Favero / Agencia RBS

O fim de semana em Santa Catarina será maravilhoso para quem gosta da combinação de filmes, livros e o conforto do sofá. O tempo segue instável no Estado com chance de chuva na maior parte do dia e algumas aberturas de sol.

O Oeste catarinense vai sofrer menos com a umidade que segue avançando do mar. A região terá sol e temperaturas próximas aos 30ºC neste sábado. Nas demais áreas as máximas não devem passar dos 23°C. 

Dia dos Pais com tempo instável

No domingo, a umidade que vem do oceano avança por todo o Estado e, literalmente, molha o dia dos pais. Há chance de chuva forte com temporais no fim do dia. As temperaturas ficam entre 20 e 22°C boa parte das cidades, incluindo o Oeste que deixa de ter uma tarde de calor.

Ressaca

A forte ondulação de Sudeste que vem trazendo ondas em torno de 3 metros na costa vai seguir durante todo o fim de semana. Lá pelo final do domingo é que aos poucos o mar vai perdendo pressão para voltar gradativamente a normalidade na semana que vem.

Confira a situação dos portos de Santa Catarina nesta sexta-feira

Outro fenômeno que pode afetar os catarinenses no fim de semana é a maré alta, que ocorre devido à maré astronômica - que resulta da atração gravitacional exercida pela lua e pelo sol sobre a Terra - da influência do vento e das grandes ondas, geradas pela presença de um ciclone e um sistema de alta pressão no Litoral do Brasil. 

A Defesa Civil recomenda atenção especial aos locais que costumam registrar o fenômeno, como: rodovia Diomício Freitas, CentroSul e praias do Sul da Ilha, em Florianópolis, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí e Joinville.

Leia também:

Litoral de SC terá pico de maré alta no fim da tarde desta sexta-feira

Ressaca fecha portos de Santa Catarina nesta sexta-feira

FOTOS: Confira o campeonato de ondas gigantes na Praia do Cardoso, em Laguna

Defesa Civil comunica risco para navegação e pesca no litoral de SC nos próximos dias

Ondas podem chegar aos quatro metros no Litoral de SC até domingo

 DC Recomenda
 
 Comente essa história