Ondas podem chegar aos quatro metros no Litoral de SC até domingo Cristiano Estrela/Agencia RBS

Surfistas aproveitam as ondas na praia de Gravata, no Leste da Ilha de SC

Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu aviso para mar muito agitado entre esta quinta-feira e domingo, 13. As ondas devem ter entre 3 e 4 metros, com ressaca mais intensa na tarde desta quinta, 10. A condição é causada pela passagem de uma frente fria pelo litoral do Estado, associada a um ciclone no oceano e um intenso sistema de alta pressão no Litoral Sul do Brasil.

O meteorologista Erikson de Oliveira, da Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento do tempo e do clima, explica que as ondas mais altas devem ocorrer afastadas da costa.

— Temos uma grande variação de pressão no litoral catarinense, o que causa fortes ventos, de até 70 km/h, e grande ondas. Perto da praia as ondulações devem ser de até 2 metros e alguns quilômetros mais afastado, podem chegar aos 4 metros. Essa previsão permanece até domingo e o alerta é maior para o Sul do Estado — esclarece o meteorologista.

Segundo o Wavescheck, ferramenta de monitoramento do mar, se a previsão se confirmar, será a maior ondulação de 2017 e uma das maiores dos últimos anos. Ao longo desta quinta-feira as ondas ficam entre 1,5 a 2 metros de manhã e mais de 2 metros à tarde. Já na sexta-feira e no fim de semana, elas podem alcançar 3 a 4 metros. 

Veja na projeção abaixo o movimento esperado das ondas. Em tons azuis, as ondas mais baixas e, em laranja, os picos:

A ondulação passa a ter direção de Sudeste ao longo dessa quinta-feira em toda a costa catarinense, especialmente do Litoral Sul a Grande Florianópolis, de acordo com o meteorologista Leandro Puchalski.

A ressaca oferece risco para a navegação e atividades de pesca. A orientação da Defesa Civil é que embarcações e apetrechos usados para a atividade pesqueira sejam protegidos. 

Para o surfe, o período coincide com o Mormaii Big Wave Challenge, que teve início na última terça-feira. O superevento de ondas grandes ocorre na praia do Cardoso, Farol de Santa Marta, em Laguna, conforme noticiou o colunista Cacau Menezes

Maré alta

Outro fator que pode causar transtornos em Santa Catarina é a maré astronômica. Nesta quinta e sexta-feira, a preamar (ponto mais alto) deve chegar a 1,2 metro entre às 16h20 e as 17h.

Leia também:

Aberta janela para evento de ondas grandes em Laguna

Instabilidade traz nuvens para o Litoral de SC e deixa mar agitado
 DC Recomenda
 
 Comente essa história