Petrobras aumentará preço da gasolina e do diesel na sexta-feira Germano Rorato/Agencia RBS

Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

A Petrobras vai aumentar o preço dos combustíveis nas refinarias a partir de sexta-feira (4). As elevações serão de 0,2% para a gasolina e de 1% para o diesel.

Como a revisão de preços nas refinarias para cima e para baixo são frequentes, é possível que a elevação não seja sentida pelos consumidores. Os postos, no entanto, são livres para reajustar o valor dos combustíveis de acordo com as condições do mercado. 

A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores. 

Em vez de esperar um mês para ajustar os preços, a Petrobras agora avalia todas as condições do mercado para se adaptar, o que pode acontecer diariamente. Além da concorrência, na decisão de revisão de preços, pesam as informações sobre o câmbio e as cotações internacionais.

PIS/Cofins

A decisão da Petrobras independe da discussão sobre o aumento de tributos sobre os combustíveis, em vigor desde 21 de julho. Nesta quinta-feira, a Justiça Federal em Macaé, no Rio de Janeiro, suspendeu o aumento das alíquotas de PIS/Cofins sobre combustíveis, em decisão válida para todo o território nacional. A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que não foi notificada e que irá recorrer.

Leia mais notícias de Economia

 Veja também
 
 Comente essa história