Ressaca fecha portos de Santa Catarina nesta sexta-feira Heder Moritz / Divulgação/Divulgação

Canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes foi fechado nesta manhã

Foto: Heder Moritz / Divulgação / Divulgação

A maré astronômica, os ventos fortes na direção Nordeste com rajadas de até 80 km/h e as ondas de até 4 metros prejudicam as operações em portos catarinenses nesta sexta-feira. Pelo menos três portos estavam sem operar nesta sexta-feira: Itajaí, Navegantes e Imbituba. 

Às 7h a Marinha fechou o canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes. Dois navios deveriam ter atracado nesta sexta-feira nos terminais. Por enquanto não há previsão de abertura, porém são feitas reavaliações periodicamente. 

No Porto de Imbituba, as operações também estão suspensas nesta sexta-feira. Já na noite de quinta, dois navios saíram do porto para garantir a segurança marítima. Agora aguardam a reabertura do terminal para voltar. Na tarde desta sexta-feira, a possibilidade de reabertura do porto será reavaliada em conjunto pelos práticos (que auxiliam na manobra dos navios), a SCPar Porto de Imbituba e a Marinha. O Porto de São Francisco, a princípio, estaria adiando as manobras, mas ainda sem confirmação. 

Já o porto de Itapoá, no Norte de SC, até o momento opera normalmente, porém com manobras com restrições. A próxima manobra prevista é a saída de dois navios na madrugada de sábado e que a princípio está mantida. Mas será feita uma reavaliação no fim de tarde, já que há previsão de piora do tempo. Na manhã desta sexta-feira, às 5h30min, foi feita a última manobra no porto. 

A ressaca também atinge a costa gaúcha e suspendeu a circulação de navios no Porto de Rio Grande. Segundo a Praticagem da Barra, a operação foi interrompida ao meio-dia de quinta-feira, sem previsão de restabelecimento.

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil recomenda atenção especial aos locais que costumam registrar o fenômeno, como: rodovia Diomício Freitas, CentroSul e praias do Sul da Ilha, em Florianópolis, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí e Joinville. A navegação e a pesca seguem comprometidas, inclusive nos próximos dias, conforme aviso do órgão estadual. 

Leia também:

Ressaca fecha o canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes 

Defesa Civil comunica risco para navegação e pesca no litoral de SC nos próximos dias

Ondas podem chegar aos quatro metros no Litoral de SC até domingo

Aberta janela para evento de ondas grandes em Laguna

Instabilidade traz nuvens para o Litoral de SC e deixa mar agitado

Meteorologia alerta para risco de ressaca e mar agitado em SC nesta semana



 Veja também
 
 Comente essa história