Rota turística Caminhos da Neve é aprovada pela Alesc Diorgenes Pandini/Agencia RBS

Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Foi aprovado, em sessão ordinária desta terça-feira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o Projeto de Lei (PL) 97/2017 que institui a Rota Turística Caminhos da Neve em Santa Catarina. A proposta foi aprovada em primeiro turno e passará por nova votação nas próximas sessões. Depois, se aprovada, segue para sanção do governo estadual. 

A Rota Turística Caminhos da Neve abrange os municípios de Bom Retiro, Urubici, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Rio Rufino, Urupema, Bocaina do Sul, Painel e Lages.  Conforme o autor do projeto, deputado Milton Hobus (PSD), o objetivo é valorizar o potencial turístico da Serra Catarinense. O PL pretende ainda promover a conservação dos ecossistemas, valorizar o legado cultural e histórico e motivar novos investimentos e novas estratégias para agregar valor e competitividade aos serviços e produtos da cadeia produtiva local.

— É uma das regiões mais bonitas do mundo e tem uma vocação para atrair turistas de outros países. A rota é um produto que poderá ser vendido e comercializado com o objetivo de atrair mais turistas e desenvolver, de forma sustentável, toda a região — afirmou Hobus. 

O deputado afirmou que um projeto semelhante tramita na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, para criar a rota Caminhos da Neve no estado vizinho e interligar as duas regiões serranas. 

O prefeito de Rio Rufino e representante da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Thiago Costa, comemorou a criação da rota.

— Esse projeto só vem a incrementar e melhorar a região. Vai valorizar nossas paisagens, nossa cultura, nossas tradições. Se for bem explorada, temos condições de ter uma das rotas mais bem exploradas — disse Costa.

O prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, também se manifestou sobre o PL. Ele destacou que ao incentivar o desenvolvimento da Serra, a rota trará benefícios para todo o estado. 

Leia também:

Serra e muito mais: cinco regiões para aproveitar o inverno em Santa Catarina


 Veja também
 
 Comente essa história