O professor Williann Volpato, do COC Floripa, ensina os passos para mandar bem nas questões de física do Enem e a focar os assuntos com maior probabilidade de cair no exame deste ano. Conforme o professor, uma estratégia de estudo relacionada a uma física conceitual, voltada para o dia a dia, é uma excelente forma de ter sucesso no Enem. Em termos de conteúdo, temas ligados a transformações de energia, fenômenos ópticos, ondulatórios e análise de circuitos elétricos de residências são os mais pedidos na prova de física. Assista ao vídeo com as dicas:

Capacidade de propor soluções em jogo

Há alguns anos, o Enem propôs um novo modelo de avaliação para o ingresso dos estudantes no ensino superior que vai de encontro àquele proposto pelos antigos vestibulares, com cobrança extremamente conteudista, maçante e desconectada da realidade. Atualmente, a prova de física do exame se inspira no cotidiano do aluno para elaborar situações-problema e avaliar a capacidade do candidato de propor soluções. Assim, a compreensão deste paradigma é essencial para o aluno que quer ir bem na prova, porque reflete diretamente na forma de preparação. Uma estratégia de estudo relacionada a uma física conceitual, voltada para o dia a dia, é uma excelente forma de ter sucesso no Enem.

Conexão com outras áreas

Ainda vale ressaltar que há a possibilidade de questões interdisciplinares, principalmente aquelas que são fruto de questionamentos da atualidade, como as ligadas ao meio ambiente. O candidato deve, também, fazer conexões da Física com outras áreas do conhecimento.

Exercícios ajudam a memorizar fórmulas

Embora a prova tenha esse teor conceitual, ainda há a necessidade da utilização de fórmulas, que não são fornecidas para a resolução das questões. Contudo, a prática constante de testes e simulados, durante o período de preparação para o exame, auxiliará o candidato na memorização de tais relações matemáticas. Portanto, pratique muitos exercícios e, se possível, sem calculadoras.

Vença a luta contra o ponteiro do relógio

Outro fator fundamental para um bom resultado é a administração do tempo. Por sinal, esse ainda é o principal problema relatado pelos candidatos, que reclamam do tamanho dos enunciados e da corrida para resolver as questões. Essa luta contra o ponteiro do relógio, somada ao cansaço, leva a uma perda de concentração, nervosismo e a erros que, em outras situações, não seriam cometidos. Dessa forma, o aluno deve estabelecer uma estratégia para cada área de conhecimento exigida; técnica que, entre outros elementos, irá lhe proporcionar maior segurança.

Os mais pedidos

Em termos de conteúdo, temas ligados a transformações de energia, fenômenos ópticos, ondulatórios e análise de circuitos elétricos de residências são os mais pedidos na prova de física. Embora haja obstáculos para se fazer uma boa prova no Enem, todos serão vencidos frente a uma preparação sólida somada a uma estratégia durante a resolução das questões. Estude e persista em suas metas. Afinal, como diria o poeta catarinense Lindolf Bell, “menor que meu sonho não posso ser”. Boa prova!

Leia também:
Vídeo: professor de história do COC Floripa dá dicas sobre o que é importante revisar para o Enem 

Como o Enem contribui para a democratização do acesso ao ensino superior

Projeto pretende ajudar mães que querem fazer o Enem

 Veja também
 
 Comente essa história