Fim de semana tem abstenção média de 19,6% no Vestibular da UFSC Betina Humeres/Diário Catarinense

No domingo, 6.415 candidatos não compareceram aos locais de prova

Foto: Betina Humeres / Diário Catarinense

 O fim de semana de provas do Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) transcorreu com tranquilidade no Estado. No sábado, a taxa de abstenção ficou em 18,74% (5.867 vestibulandos faltantes) e no domingo foi de 20,5%, com 6.415 ausentes.

A taxa média, de 19,6% de abstenção, não ficou muito distante da registrada em 2016: 16,42% no sábado e 17,67% no domingo. Na saída do primeiro dia  de provas deste ano, os comentários entre os candidatos eram principalmente sobre as questões de matemática, considerada a parte mais difícil do primeiro dia do concurso.

As provas continuam segunda-feira, com a redação e as quatro questões discursivas. A  Professora Juli, de Língua Portuguesa e coordenadora pedagógica do Pró Universidade, maior cursinho público do Estado, recomenda aos candidatos atenção ao tipo textual que escolherão para fazer a redação. 

– A mais tradicional é a dissertação. Se o aluno escolher uma crônica, por exemplo, ele precisa estar atento às características que essa tipologia exige. Não adianta dominar o tema da redação e não dominar a tipologia – alerta Juli. 

Além disso, é importante lembrar de escrever título, ficar atento à norma padrão da língua portuguesa e escrever de forma clara e objetiva. Conforme Juli, um dos temas possíveis de serem cobrados é a tecnologia, aos pontos positivos e negativos da inteligência artifical, por exemplo.  Mas questões de gênero e temáticas sociais também podem aparecer.

As provas ocorrem das 14h às 18h, mas os portões de acesso estarão abertos das 13h às 13h45min. Os gabaritos preliminares serão divulgados a partir das 20h desta segunda-feira em www.vestibular2018.ufsc.br.

Sobre o Vestibular 2018

Os candidatos disputam 4.551 vagas em 101 opções de cursos distribuídos nos cinco campi da instituição: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. Neste ano o vestibular passa por algumas alterações, como dar peso maior e aumentar a nota mínima exigida de disciplinas relacionadas ao curso escolhido. Além disso, as provas de História e Geografia foram substituídas por Ciências Humanas e Sociais. 

O Vestibular será realizado em Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. Porém os candidatos que optaram por realizar as provas em Florianópolis foram distribuídos nos municípios da Grande Florianópolis (Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São José). O campus Florianópolis, no bairro Trindade, é o local que congrega maior número de candidatos. Todas as salas de aula serão utilizadas para o concurso. Na Capital, o segundo local de maior concentração de candidatos é o Instituto Estadual de Educação (IEE).

Informações sobre o concurso podem ser obtidas no site ou pelo telefone (48) 3721-9200

Leia mais

 Vestibular UFSC 2018: Candidatos apontam matemática como parte mais difícil do primeiro dia 

 Veja também
 
 Comente essa história