Nesta semana, o WhatsApp registrou instabilidade por algumas horas e, muitas vezes, é preciso recorrer a outro serviço de mensagens. Um dos mais comuns é o Facebook Messenger, que está atrelado à rede social criada por Mark Zuckerberg.

Pensando nela, o DC separou 8 truques que podem te surpreender neste aplicativo:

1. Adicionar pessoa por um QR Code

Acredite: nem é preciso adicionar a pessoa no Facebook para depois tê-la no Messenger. Um dos truques para agregar um novo amigo em sua lista na área de bate-papo é tirar uma foto do seu QR Code. Para encontrá-lo, basta acessar a área de perfil (no boneco, no canto superior esquerdo) e tirar uma foto - aqueles riscos ao redor do seu perfil são o QR Code em si.

Foto: Reprodução / Reprodução

2.  Jogar

Além da própria aba do Facebook Games que fica na lateral esquerda, é possível jogar muito dentro do próprio Messenger. Ao acessar o Solitaire, por exemplo, você consegue descobrir quantas pessoas em todo o planeta, e quantos de seus amigos, também jogam.

Foto: Reprodução / Reprodução

3. Conversar com robôs

Esse serviço ainda está em início no Brasil, mas uma série de páginas está começando a utilizar os robôs. Alguns portais já enviam notícias automáticas em alguns horários pré-estabelecidos, de acordo com o interesse do usuário. Outros serviços também possibilitam uma conversa com rádios e até pedidos de música.

Foto: Reprodução / Reprodução

4. Mensagens que somem 

Já se tornou muito comum as pessoas publicarem Stories no Instagram que somem depois de segundos (quando enviado por mensagem direta) ou em 24 horas (em formato público). A lógica também pode ser utilizada no Messenger. Ao abrir a aba de conversas, clique em "Nova mensagem" e depois em "Secreto", no canto superior direito. Após escolher o contato, digite o texto e clique no relógio, logo ao lado da barra de escrita (é possível que o texto suma em um período entre 15 segundos e 24 horas).

Foto: Reprodução / Reprodução

5. Escolher cor, apelidos e personalizar um grupo de conversas

Dentro das configurações de um grupo, é possível escolher uma cor diferente para a janela, personalizar o apelido de cada pessoa dentro do chat e também eleger um emoji que fica como símbolo do agrupamento.

Foto: Reprodução / Reprodução

6. Criar um plano, enviar músicas e recursos interativos

Se você vai encontrar alguém, é possível criar um evento interno, dentro da janela de conversação. Para isso, vá em "Planos", escolha o horário e dia e personalize as informações. Entre outros recursos, na mesma barra, é possível enviar uma música com plug-in do Spotify, indicar voos com descontos pela extensão do Kayak e mandar gifs.

Foto: Reprodução / Reprodução

7. Scribble chat

Aos viciados em posts com fundos diferentes, o plug-in do Scribble Chat permite o envio de textos com fundos em 3D. Existem 42 modelos prontos e personalizáveis de acordo com datas, como dia dos namorados, Natal e outras festividades.

Foto: Reprodução / Reprodução

8. Mensagens secretas?

Essa é clássica, mas muita gente ainda não conhece esta caixa. Acima da listagem geral de pessoas do seu Messenger, é possível encontrar a barra "Solicitações de mensagens". Ali, estão os contatos enviados por pessoas que não tem você em sua lista de amigos e que tentaram contato. É sempre bom dar uma olhada e verificar.

Foto: Reprodução / Reprodução

EM BREVE: Facebook Payments

Dividir a conta com amigos e transferir o dinheiro deve ficar mais fácil em breve. A ferramenta Facebook Payments - que deve ser liberada na Inglaterra nas próximas semanas - permite que os usuários transfiram valores para contas de cartão de crédito e débito do amigo previamente cadastrados na rede social. No Brasil, este serviço ainda não foi lançado. Veja como funciona no vídeo (em inglês):


 Veja também
 
 Comente essa história