"Demorei para aprender a estudar", diz primeiro colocado do vestibular da UFSC  Diorgenes Pandini/Diario Catarinense

Foto: Diorgenes Pandini / Diario Catarinense

Na manhã desta terça-feira foi divulgada a lista dos aprovados no Vestibular da Universidade Federal de SC (UFSC) 2018 na internet.  Apesar de não haver listas impressas dos classificados neste ano, alguns alunos acompanharam de perto a divulgação do resultado, no auditório da Reitoria em Florianópolis. Um deles era Matheus Cercal Lazzaris, 21 anos. Acompanhado dos pais, ele soube que, além de ter passado para Medicina, foi o primeiro colocado na classificação geral do vestibular. 

Emocionado, Matheus disse que era a terceira vez que tentava uma das vagas do curso mais concorrido do vestibular da UFSC - neste edital eram 227 candidatos por vaga. Matheus conta que chegou a passar em universidades particulares e cursou um semestre em Curitiba, mas teve de desistir, porque a família não tinha condições de pagar a mensalidade. Foram necessários dois anos e meio de cursinho pré-vestibular e uma rotina intensa de estudos para conquistar a vaga na UFSC. 

O jovem, que atualmente morava em Florianópolis para se preparar para o processo seletivo, conta que os estudos no cursinho iniciavam às 7h30min  e seguiam até 20h, com uma pequena pausa para almoço. À noite em casa, ele aproveitava para ler os livros do vestibular ou aprofundar algum tema. Mas admite que não foi simples encontrar a melhor forma para se preparar e conseguir absorver os conteúdos: 

_ Eu demorei muito para aprender a estudar.

 FLORIANOPOLIS, SC, BRASIL, 09.01.2018: Estudantes comemoram o resultado do vestibular da UFSC. (Foto: Diorgenes Pandini/Diario Catarinense )Indexador: Diorgenes Pandini
Candidatos comemoram aprovação em MedicinaFoto: Diorgenes Pandini / Diario Catarinense

Segundo o pai de Matheus, Pedro Lazzaris, ele chegava a ficar 16 horas por dia debruçado nos livros. 

— Eu fiz todos os vestibulares com ele. Vinha, almoçava com ele e esperava terminar a prova. Quando ele começou o curso na faculdade particular e teve que parar por causa da crise se abalou muito. Mas ele não se entrega  conta o representante comercial, que mora em Itapema, que diz que o filho só escolheu Medicina quase na metade do 3º ano do ensino médio. 

Outra candidata que foi aprovada para o curso de Medicina da UFSC foi Leticia Schmitz Nacur de Almeida, de 18 anos. Leticia, que mora em Florianópolis e ficou em 4º lugar geral, vestia um jaleco escrito "Bixo Med" e comemorava com champanhe na manhã desta terça. Ela conta que fez um ano de cursinho e sempre quis ser médica:

_ Foi uma loucura. Estudava das 6h às 22h, mas o segredo é saber a hora de parar de estudar _ diz. 

 FLORIANOPOLIS, SC, BRASIL, 09.01.2018: Estudantes comemoram o resultado do vestibular da UFSC. Na foto, Leticia que passou para Medicina (Foto: Diorgenes Pandini/Diario Catarinense )Indexador: Diorgenes Pandini
Leticia Schmitz passou em 4º lugar Foto: Diorgenes Pandini / Diario Catarinense

Vestibular UFSC 2018: confira lista de aprovados

Gabriela Côrrea Petry, 18 anos, foi uma das aprovadas em Psicologia. Diz que desde pequena sabia que queria seguir na profissão e agora quer descansar um pouco, antes de iniciar o curso, já que teve um ano intenso de estudos e preparação:

_ Estudei mais nesse um ano de cursinho do que no ensino médio inteiro _ brinca. 

Os candidatos disputaram 4.551 vagas em 101 opções de cursos distribuídos nos cinco campi da instituição: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.  Para o ingresso em março de 2018 são 2542 vagas e em agosto mais 2009 vagas. 

Ao todo foram 31.284 inscritos, sendo 19.839 na classificação geral, 11.445 optantes pelas Políticas de Ações Afirmativas (PAA) e 1.406 candidatos por experiência. 

A presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), Maria Luiza Ferraro, diz que neste ano apenas 20 candidatos foram eliminados por porte de equipamentos eletrônicos não permitidos - o menor número desde que essas regras passaram a fazer parte do edital. 

Relação dos 10 primeiros classificados

1 Matheus Cercal Lazzaris - Medicina - Florianópolis
2 Vitor Dolzan Garcia - Química - São José
3 Vítor Marcelo Soares Campos - Medicina - Brusque
4 Leticia Schmitz Nacur de Almeida - Medicina - Juiz de Fora (MG)
5 Mateus Santarém Melillo - Medicina - Florianópolis
6 Laura Batista de Oliveira - Medicina- São José
7 Leonardo de Sá Nicolazzi - Engenharia Mecânica - Florianópolis
8 Arthur Santos Guimarães - Medicina - Joinville
9 Rafael Marques dos Santos - Medicina - Florianópolis
10 Kely Silveira Marcello - Medicina - Criciúma

Relação dos 3 primeiros classificados de escola pública 

1 Wagner Scheeren Brum - Medicina - Novo Hamburgo (RS) - Não concluiu em SC
2 Júlio César Furlan  - Medicina - Caxias do Sul (RS) - Não concluiu em SC
3 Julio Cesar Ronconi Padilha - Medicina -Itajaí - IFSC (campus Criciúma) 

Matrículas dos candidatos classificados

Os candidatos classificados no Vestibular 2018, independentemente do semestre letivo de 2018 em que iniciarão o curso, deverão realizar a matrícula em duas etapas, uma online e uma presencial, sendo a primeira etapa de 22 a 25 de janeiro. Já a matrícula presencial ocorre entre os dias 19 e 22 de fevereiro nas coordenações dos cursos. As informações sobre datas, locais, procedimentos e normas estão disponíveis na Portaria de Matrículas no  site

 Mais informações pelo telefone (48) 3721-9200, pelo site www.vestibular2018.ufsc.br ou e-mail vestibular2017@coperve.ufsc.br. 

Confira a lista de classificados: 

Leia mais

Vestibular UFSC 2018: confira lista de aprovados

Fim de semana tem abstenção média de 19,6% no Vestibular da UFSC

Vestibular UFSC 2018: Candidatos apontam matemática como parte mais difícil do primeiro dia 



 Veja também
 
 Comente essa história