Menino de 13 anos descobre tesouro do "rei Bluetooth" na Alemanha Stefan Sauer/dpa / AFP PHOTO

Achado é composto de centenas de peças, pérolas, um martelo, escovas e anéis

Foto: Stefan Sauer / dpa / AFP PHOTO

Um menino de 13 anos e um arqueólogo amador descobriram na ilha alemã de Rügen um tesouro que pode ter pertencido há mais de mil anos ao rei Haroldo "Dente-Azul", que introduziu o cristianismo na Dinamarca.

O tesouro é composto de centenas de peças, pérolas, um martelo, escovas e anéis, informou nesta segunda-feira a agência alemã DPA, que cita o arqueólogo amador René Schön e o escritório arqueológico regional.

Schön e o estudante Luca Malaschnitchenko descobriram uma peça em janeiro graças a um detector de metais em um campo perto da cidade de Schaprode, nesta ilha de Rügen, no Mar Báltico. E as autoridades locais realizaram a escavação do tesouro em 14 e 15 de abril.

Cem peças parecem datar do reinado de Haroldo I (910-987), um rei unificador que rejeitou as crenças vikings e iniciou a cristianização da Dinamarca.

Há também peças mais antigas, de lugares remotos, como um Dirham de Damasco transformado em jóia e que data de 714.

As peças mais recentes datam da década de 980, o que sugere que esse tesouro poderia ter sido escondido por pessoas próximas a Haroldo I, que, tendo perdido uma batalha contra seu próprio filho em 986, fugiu para a Pomerânia, onde morreu um ano mais tarde, de acordo com a literatura do século X, explica a DPA.

Haroldo "Dente-Azul" é uma figura histórica importante para a história nórdica. É em sua homenagem que a tecnologia de comunicação "Bluetooth" foi batizada.

 Amateur archaeologist Rene Schoen (L) and 13-year-old student Luca Malaschnichenko look for a treasure with a metal detector in Schaprode, northern Germany on April 13, 2018.The 13-year-old boy and the hobby archaeologist have unearthed a significant trove in Germany which may have belonged to the legendary Danish king Harald Bluetooth who brought Christianity to Denmark. A dig covering 400 square metres (4,300 square feet) that finally started over the weekend by the regional archaeology service has since uncovered a trove believed linked to the Danish king who reigned from around 958 to 986. Braided necklaces, pearls, brooches, a Thors hammer, rings and up to 600 chipped coins were found, including more than 100 that date back to Bluetooths era. / AFP PHOTO / dpa / Stefan Sauer / Germany OUTEditoria: ACELocal: SchaprodeIndexador: STEFAN SAUERSecao: archaeologyFonte: dpaFotógrafo: STR
Tesouro estava na ilha alemã de RügenFoto: Stefan Sauer / dpa / AFP PHOTO

* AFP

 Veja também
 
 Comente essa história