Chance de neve aumenta procura por hospedagem na Serra de SC Diorgenes Pandini/DC

Neve registrada em 9 junho do ano passado em Urupema

Foto: Diorgenes Pandini / DC

A chance de neve ainda é pequena, mas já aumentou a procura por hotéis e pousadas na Serra catarinense para este fim de semana. Com possibilidade dos flocos caírem pela primeira vez neste ano, entre sábado à noite e domingo de madrugada, a demanda aumentou cerca de 20%, segundo dados do Serra Catarinense Convention and Visitors Bureau. 

— À medida em que é anunciado nos sistemas de meteorologia do Estado, já há incremento nas reservas – confirma o presidente da entidade, Pedro Paulo Goulart da Silva. 

Mas, segundo Silva, apesar do aumento na procura, a taxa de ocupação para a data ainda está em torno de 50%, o que tem sido a média dos últimos fins de semana. 

— É claro que o frio é um chamariz muito grande, disso não temos dúvida. Mas ainda tem bastante vaga na região.

Segundo os meteorologistas, a chance de neve ainda é considerada pequena, mas isso pode mudar entre hoje e amanhã. O fenômeno depende de um ciclone que ainda se formará no oceano e que pode ajudar em um fator fundamental para os flocos caírem: a umidade. Então, dependendo da localização do ciclone, há maior ou menor chance de precipitação. Já a baixa temperatura, outro item essencial, chega com uma massa de ar frio continental e deve provocar a queda nos termômetros em todo Estado. 

— Não adianta ter só frio, tem que ter certa umidade, tem que ter esse conjunto de fatores. No fim de semana tem possibilidade de chuva congelada também — afirma o meteorologista da Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima, Clovis Corrêa. 

O meteorologista Leandro Puchalski lembra ainda que não basta ter frio no solo, mas em altitude também. Ou seja, entre a base das nuvens e o solo tem que haver temperaturas baixas para estar propício aos flocos. Puchalski destaca que apesar de não ser tão comum no outono, o fenômeno também ocorre neste período. No ano passado, por exemplo, a primeira neve foi registrada em 9 de junho. 

O frio deve seguir até terça-feira no Estado, quando as temperaturas voltam a subir gradativamente. Apesar de ainda ser cedo para dizer em quais locais é possível nevar, a expectativa é que os flocos caiam nos pontos mais altos do Planalto Sul, como Morro da Igreja, em Urubici, e das Antenas, em Urupema. 

Mas mesmo que a neve não apareça, outro fenômeno está previsto para o amanhecer de segunda-feira na Serra: uma geada generalizada. A camada branca deve cobrir boa parte das superfícies na região serrana do Estado. Também estão previstos ventos fortes e mar agitado no litoral neste fim de semana.  As ondas podem chegar a seis metros em áreas mais afastadas da costa. 

Com isso, pequenas e médias embarcações devem evitar a navegação, principalmente no Litoral Sul. Avenida Atlântica em Balneário Camboriú, Sul da Ilha de Santa Catarina, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville podem ser alguns dos locais atingidos pela maré alta, alerta a Epagri/Ciram.

TEMPERATURA NAS PRINCIPAIS CIDADES

Blumenau

Sábado 16°C / 25°C
Domingo 6°C / 21°C

Bom Jardim da Serra

Sábado 3°C / 15°C
Domingo 7°C / 16°C

Chapecó

Sábado 10°C / 16°C
Domingo 6°C / 13°C

Criciúma

Sábado 12°C / 22°C
Domingo 9°C / 20°C

Florianópolis

Sábado 16°C / 23°C
Domingo 14°C / 20°C

Joinville

Sábado 16°C / 26°C
Domingo 11°C / 22°C

Lages

Sábado 7°C / 18°C
Domingo 2°C / 13°C

São Joaquim

Sábado 3°C / 14°C
Domingo 7°C / 16°C

Urubici

Sábado 6°C / 17°C
Domingo 2°C / 14°C

Urupema

Sábado 3°C / 15°C
Domingo 3°C / 14°C

Fonte: Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos

Veja imagens do fenômeno que ocorreu no ano passado na Serra Catarinense.

Leia Mais

Santa Catarina pode ter a primeira neve do ano neste fim de semana

Morre cachorro que esperava pelo dono em hospital

Plano de saúde sobe cinco vezes acima da inflação

 Veja também
 
 Comente essa história