Para celebrarem os 98 anos completados este ano, as gêmeas Maria Rita e Maria Ana, da cidade de Cantagalo (RJ),  posaram para as lentes da fotógrafa Jaqueline Martins, neta de Maria Rita. O resultado é um ensaio fotográfico emocionante, que expressa a longa jornada vivida com muita alegria pelas irmãs. As fotos fizeram sucesso nas redes sociais.

Em entrevista ao G1, Maria Ana e Maria Rita revelaram o segredo da longevidade: saber dar valor às coisas simples da vida. Entre elas, montar a cavalo, tomar banho de balde – Maria Ana nunca se acostumou com chuveiro elétrico –, fazer crochê e, o principal:

— Ser contente — disse Maria Rita após uma longa gargalhada.

O ensaio foi feito na cidade natal das irmãs, na região serrana do Rio de Janeiro, e é parte das comemorações do aniversário, celebrado duas vezes ao ano. As gêmeas explicam: no documento de identidade, consta que elas nasceram em 20 de maio de 1920, mas elas garantem que, na verdade, nasceram em março daquele mesmo ano.

Nas fotos, registradas em um sítio da família em janeiro deste ano, as vovós aparecem com vestidos iguais e bem coloridos. Segundo a família, além de terem o mesmo gosto para roupas, elas também são extremamente vaidosas. Adoram acessórios e estão sempre com as unhas feitas e os cabelos arrumados. 

Maria Ana tem quatro filhos, 12 netos e 11 bisnetos.  Já Maria Rita teve seis filhos, tem 19 netos, 22 bisnetos e 44 tataranetos. Atualmente, elas vivem em cidades diferentes, pois moram com filhos. Maria Ana continua em Cantagalo, mas Maria Rita se mudou para Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.  


 Veja também
 
 Comente essa história