Correios: prazo de inscrições para seleção de jovens aprendizes termina nesta segunda-feira Salmo Duarte/A Notícia

Foto: Salmo Duarte / A Notícia

As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz nos Correios terminam nesta segunda-feira. Estão sendo ofertadas 4.983 vagas em todo o país, mais formação de cadastro reserva. Inicialmente, o prazo terminaria em 29 de maio, mas foi prorrogado. No Rio Grande do Sul, há 232 oportunidades presenciais distribuídas em Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Farroupilha, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Viamão. Além destas, há 156 vagas para realização do curso a distância (confira as cidades aqui).

Para concorrer, o candidato deve ter entre 14 e 22 anos completos (exceto se pessoa com deficiência, que não tem limite de idade) e estar matriculado na escola e cursando, no mínimo, o nono ano do Ensino Fundamental. A seleção será simplificada, realizada por meio da comprovação de requisitos referentes à renda familiar, aprovação escolar, série atual e participação em projetos sociais, a partir de pontuação detalhada no edital. 

Conforme o edital, os oportunidades são destinadas às modalidades presencial e à distância para assistente administrativo. Também há possibilidade de formação de cadastro de reserva. 

Entre as funções do jovem aprendiz, estão receber, transportar e expedir documentos, repor material e apoiar a realização de eventos. Os selecionados receberão salário-base de R$  448,46, além de vale transporte, vale refeição ou alimentação e uniforme. A jornada  é de quatro horas diárias, e a duração do contrato é de um ano. 

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas em "Sobre os Correios – Recursos Humanos", no site dos Correios. Renda familiar, histórico escolar e participação em programas sociais estão entre os critérios de classificação. O  resultado final será divulgado no site dos Correios, no link "Sobre os Correios > Recursos Humanos", em até 60 dias após o encerramento das inscrições. 


As vagas

Presenciais: nos 26 Estados e no Distrito Federal. Veja a relação completa das vagas aqui

A distância: Amazonas, Alagoas, Espírito Santo, Ceará, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Veja a relação completa das vagas aqui. No Estado, há 156 vagas na modalidade a distância


Entre os requisitos para concorrer, estão:

- Ter entre  14 e 22 anos no momento da contratação.

- Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira, se residente no Brasil há mais de 15 anos ininterruptos.

- Cursar, o mínimo, o nono ano do Ensino Fundamental, estando matriculado.

- Ter noções básicas de planilhas, texto, navegação e pesquisa na internet.

- Não ter tido vínculo empregatício com os Correios e não ter concluído curso de aprendizagem similar ao Programa de Aprendizagem.

Leia mais notícias no Diário Catarinense


 Veja também
 
 Comente essa história