Estado revê medida e anuncia matrículas para novas turmas nos Cedups de SC Luan Martendal/A Notícia

Anúncio indicava o cancelamento das matrículas na unidade de Joinville

Foto: Luan Martendal / A Notícia

A Secretaria de Estado da Educação reconsiderou medida anterior e anunciou nesta quinta-feira que vai abrir matrículas para o segundo semestre letivo dos 18  Centros de Educação Profissional (Cedups) de Santa Catarina. 

No final de junho, a secretaria havia decidido não abrir novas turmas e tornar a matrícula anual em vez de semestral, a exemplo do que ocorre na educação básica — a justificativa era de garantir equilíbrio entre a oferta e a procura de vagas. Houve protestos contra a medida por parte de professores e alunos.

Em reunião com 11 diretores nesta quinta-feira, a secretária de Educação, Simone Schramm, defendeu um calendário de matrículas alternativo. A proposta do Estado é oferecer apenas os cursos com grande procura de alunos e baixos índices de evasão.

A relação de cursos que serão oferecidos a partir de agosto ainda será definida e encaminhada pelos próprios Cedups à Diretoria de Gestão da Rede Estadual até o final da tarde da próxima segunda-feira. A data das matrículas também será definida pelos centros profissionalizantes.

Caberá aos diretores dos Cedups avaliar a matriz curricular dos cursos e as necessidades de cada região. Conforme a secretaria, o objetivo da revisão em relação às matrículas é combater os altos índices de evasão. Alguns cursos têm mais de 40% de desistência de um semestre para o outro. 

 


 Veja também
 
 Comente essa história