UFSC sobe para 14º lugar em ranking de universidades da América Latina Guto Kuerten/Agencia RBS

Ranking avalia 13 indicadores de desempenho, como ambiente de ensino, internacionalização, inovação e número de pesquisas

Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS

Depois de cair três posições no levantamento anterior, a Universidade Federal de Santa Catarina volta a subir e agora ocupa o 14º lugar entre as melhores universidades da América Latina, segundo um ranking internacional da Times Higher Education divulgado nesta quarta-feira, com 129 instituições de 10 países.  No ano passado, a UFSC aparecia em 15º lugar, em 2016 em 12º. 

Para a reitora, em exercício da UFSC, Alacoque Lorenzini Erdmann, o ranking revela "o quanto são significativos os esforços de docentes, técnicos e estudantes para manter e ampliar a qualidade da produção científica e do ensino na instituição". 

"E a gestão tem dado conta de superar problemas e avançar como uma das mais importantes Universidades da América Latina, ainda que estejamos passando por restrições orçamentárias", diz ainda, em nota. 

Entre as 10 melhores da América Latina no ranking, seis são brasileiras. A lista é encabeçada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de São Paulo — Estado que tem ainda a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) entre as cinco melhor classificadas. Apenas uma delas é particular, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Instituições do Chile, México e Colômbia também aparecem no top 10. 

De Santa Catarina, além da UFSC, a única que aparece entre as é a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que está na faixa de colocação da 101ª posição. Do número 50 em diante, a instituição avaliadora apresenta apenas as faixas de classificação, sem informar posições exatas. No ano passado, a instituição aparecia na faixa da 71º colocação - em 2016 não estava no ranking. 

Em nota, a Univali destacou que é a a única instituição de ensino superior não-pública catarinense a aparecer entre as 121 melhores universidades da América Latina, e entra as brasileiras, aparece na 42ª colocação no ranking geral e na 9ª entre as não-estatais.

O levantamento analisa 129 universidades de dez países da América Latina. O Brasil tem 43 universidades listadas. Depois do Brasil, o Chile foi o país com mais instituições citadas, com 26, seguido pelo México (22), Colômbia (19) e Argentina (7). 

A avaliação é feita pela britânica Times Higher Education (THE), que compara universidades voltadas à pesquisa em todas as suas principais missões, como ensino, produção científica, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. São 13 os indicadores de desempenho utilizados para formular o ranking latino-americano, incluindo o ambiente de ensino, internacionalização, inovação, número de  pesquisas, volume investido nos estudos e citações, ou seja,  influência das pesquisas. 

A metodologia é a mesma empregada para avaliar universidades em escala global, mas os pesos são recalibrados para refletir as características das universidades de economias emergentes. No ranking global, a UFSC aparece na faixa entre as 801 e 1 mil melhores universidades do mundo.  

O diretor editorial de rankings globais da THE, Phil Baty, destaca a presença brasileira na lista com as melhores universidades latino-americanas, porém aponta que o sistema de Ensino Superior do Brasil ainda está em uma posição muito precária. 

— A profunda pressão financeira sobre suas universidades está prejudicando seu desempenho e atratividade no cenário global e colocando em risco seu imenso potencial. É um problema que ecoa em toda a região. No entanto, face a esses desafios, a resiliência e a ambição das universidades da região são claras, assim como a contínua busca de aumentar a qualidade e atender às necessidades de sua nação — garante Baty.

As 15 melhores da América Latina

  1. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - São Paulo, Brasil
  2. Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, Brasil
  3. Pontificia Universidad Católica de Chile - Chile
  4. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - São Paulo, Brasil
  5. Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey - México
  6. Universidade do Chile - Chile
  7. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - RJ, Brasil
  8. Universidad de los Andes - Colômbia
  9. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Minas Gerais, Brasil
  10. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - RS, Brasil
  11. Universidade Estadual Paulista (Unesp) - São Paulo, Brasil
  12. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil
  13. Universidad Nacional Autónoma de México  - México
  14. Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil
  15. Universidade Federal de São Carlos - Brasil

As universidades catarinenses na lista

  • 14) Universidade Federal de Santa Catarina  (UFSC)
  • +101) Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Fonte: ranking das universidades da América Latina - Times Higher Education 2018

UFSC cai três posições em ranking de universidades da América Latina

 Veja também
 
 Comente essa história