Maiores vestibulares de SC oferecem quase 6 mil vagas em universidades públicas Alvarélio Kurossu/Agencia RBS

Provas da Udesc ocorrem em novembro, enquanto as da UFSC serão em dezembro

Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

Os dois maiores vestibulares de Santa Catarina estão com inscrições abertas neste mês de setembro. Ao todo, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) oferecem mais de cinco mil vagas. 

Na Udesc, o prazo de inscrições iniciou na segunda-feira (3) e seguirá até o dia 30 de setembro. O cadastro deve ser feito pela internet. A instituição oferece 1.265 vagas, em 47 cursos de graduação, espalhados por nove municípios catarinenses: Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul.

A taxa de inscrição custa R$ 110,00. As provas objetivas e a redação estão marcadas para o dia 25 de novembro. Quem for concorrer a uma vaga para cursos de música e teatro precisam ainda passar por um teste de conhecimentos específicos.

UFSC tem mais de 4,5 mil vagas

As inscrições do Vestibular 2019 da UFSC abriram nesta terça-feira (4) e seguem até o dia 3 de outubro. Assim como  na Udesc, o cadastro é feito exclusivamente pela internet. A instituição federal oferece neste ano 4.555 vagas, distribuídas em 101 cursos.

A taxa de inscrição da UFSC é de R$ 135,00. As provas serão aplicadas entre os dias 8 e 10 de dezembro, em  Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.  

De acordo com a UFSC, os 101 cursos são oferecidos em Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Joinville e Curitibanos, sendo que a capital concentra a maior parte.

Livros

Os candidatos dos dois vestibulares devem ficar atentos também às obras literárias que são cobradas nos vestibulares. Algumas delas se repetem, mas outras são exclusivas de cada prova. 

Confira a lista abaixo: 

"Marina Colasanti - Crônicas para jovens", com seleção de Antonieta Cunha (Global Editora); Udesc

"Os melhores contos de Lygia Fagundes Telles", com seleção de Eduardo Portella (Global Editora); UFSC e UDESC

"Os melhores poemas de Manuel Bandeira", com seleção de Francisco de Assis Barbosa (Global Editora); UFSC e Udesc

"Quarto de despejo - Diário de uma favelada", de Carolina Maria de Jesus (Ática). UFSC e Udesc

"Capitães da Areia", de Jorge Amado, disponível no site da UFSC

"Nós", de Salim Miguel (Editora UFSC) UFSC 

Leia mais:

Inscrições para o Vestibular 2019 da UFSC abrem na terça-feira

Vestibular 2019 da Udesc abre inscrições na próxima segunda

IFSC abre mais de 2 mil vagas em cursos de qualificação profissional



 Veja também
 
 Comente essa história