Mais Médicos: 53% dos profissionais já se apresentaram nos municípios Carlos Macedo/Agencia RBS

Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS

Pelo menos 53% dos médicos brasileiros, selecionados no edital do Mais Médicos após a saída dos cubanos, já se apresentaram nos municípios. Segundo o Ministério da Saúde, até às 11h desta segunda-feira, dia 10, 4.507 médicos compareceram ou iniciaram as atividades no país. Os profissionais têm até esta sexta-feira, dia 14, para apresentação nas cidades selecionadas e o começo da atuação deve ser estabelecido junto ao gestor local.

O Ministério da Saúde informa que 106 vagas ficaram abertas no edital, que encerrou na sexta-feira, dia 7, mas nenhuma delas em SC (elas estão distribuídas no Amazonas, Amapá, Pará, Piauí e Rondônia).  No dia 17 de dezembro será feito um balanço das vagas disponíveis, o que soma as desistências e as aquelas que não tiveram procura. Então, os profissionais com registro no país (CRM) terão nova chance para se inscrever no programa e escolher os municípios disponíveis nos dias 18 e 19 de dezembro. 

O programa recebeu 36.490 inscrições, preenchendo 98,7% (8.411 profissionais alocados) das 8.517 vagas disponibilizadas do edital. Até o momento, estão abertas para as próximas etapas 106 vagas em 29 localidades.

A partir desta terça-feira, os profissionais brasileiros e estrangeiros formados no exterior (sem registro no Brasil) poderão enviar documentação ao Ministério da Saúde e, assim, estarem aptos para validação da inscrição no Programa. São 17 documentos exigidos, entre eles, o reconhecimento da instituição de ensino pela representação do país onde os profissionais obtiveram a formação. A partir do dia 20, eles poderão escolher entre as vagas que sobrarem. 


Cronograma do Mais Médicos

Dias 11 a 14 – Profissionais formados no exterior enviam documentação para validação da inscrição.

Dia 14 – Último dia para os profissionais com registro no país inscritos no primeiro edital se apresentarem nos municípios.

Dia 17– Balanço das vagas disponíveis (soma desistências e não selecionadas)

Dia 18 e 19 – Os profissionais com registro no país escolhem os municípios disponíveis.

Dias 20 a 22 – Os médicos brasileiros formados no exterior e sem registro no país que tenham a inscrição previamente validada poderão escolher os municípios remanescentes

Dias 26 a 28 – Os estrangeiros formados no exterior e sem registro no país poderão escolher as vagas remanescentes


Mais Médicos

O edital do programa Mais Médicos é uma seleção para a ocupação de vagas de médicos nos municípios. Assim, como todo processo seletivo, os participantes possuem autonomia em assumir ou não a vaga selecionada, reforça a pasta. Os profissionais têm até o dia 14 de dezembro para apresentação nos municípios. Em caso de necessidade, o Ministério da Saúde irá realizar novas chamadas até que complete o quadro de vagas do programa.


Leia também:

Com desistências, 19 vagas do Mais Médicos reabrem em SC

Municípios de SC aguardam reposição de médicos cubanos

 Entenda como funciona o programa Mais Médicos


 Veja também
 
 Comente essa história