Último dia do Vestibular da UFSC terá prova de redação e questões discursivas Tiago Ghizoni/Diário Catarinense

Portões abrem às 13h e fecham às 13h45min

Foto: Tiago Ghizoni / Diário Catarinense

Com uma prova de redação e quatro questões discursivas, os estudantes inscritos no Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) encerram hoje a maratona de exames, que começou no sábado (9). Neste ano, 28.051 pessoas se candidataram para disputar cada uma das 4.555 vagas oferecidas pela instituição.

A UFSC possui 101 cursos presenciais, distribuídos nos campi de Florianópolis, Joinville, Araranguá, Blumenau e Curitibanos. Neste vestibular, a maior concorrência é para o curso de medicina, oferecido na Capital. São 7.153 inscritos disputando 35 vagas de ampla concorrência. Isso significa que são 204,37 candidatos disputando cada uma das vagas.

O segundo curso mais concorrido é o de psicologia. Segundo a UFSC, há 1.142 inscritos para 31 vagas de ampla concorrência.

As provas estão ocorrendo em 22 cidades catarinenses. Em todos os dias, os portões abrem às 13h e fecham às 13h45min. Os cadernos com as perguntas serão entregues a partir das 14h. A partir daí, os candidatos terão quatro horas para produzir a redação e responder as perguntas.

Os candidatos não podem deixar os locais de prova antes das 16h30min, mesmo que já tenham terminado o exame. Quando restarem apenas três estudantes na sala, todos terão que ficar esperando, até que o último entregue a prova aos fiscais.

No sábado, os candidatos responderam a questões de língua portuguesa, língua estrangeira, matemática e biologia. No domingo, as provas abarcaram perguntas de história, geografia, filosofia, sociologia, física e química. 

O índice de abstenção das provas foi de 20,12%, no primeiro dia de provas. No domingo (9), 6.058 pessoas deixaram de fazer as provas, o equivalente a 21,6% do total de inscritos, de acordo com a UFSC.

Gabaritos saem à noite

Conforme a UFSC, os gabaritos provisórios das provas realizadas no sábado e no domingo serão divulgados a partir das 20h. Os candidatos podem conferir as respostas sugeridas pela universidade e preparar eventuais recursos, caso discordem da solução de alguma delas.

Leia mais notícias no Diário Catarinense

 Veja também
 
 Comente essa história