Vestibular da UFSC começa neste sábado com 28 mil inscritos Betina Humeres/Diário Catarinense

Há vagas em 101 cursos nos cinco campi da instituição: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Araranguá e Curitibanos

Foto: Betina Humeres / Diário Catarinense

A partir das 14h deste sábado, 28.051 pessoas começarão a prova que pode decidir o seu futuro. Os candidatos a uma das 4.555 vagas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) terão quatro horas para resolver 40 questões no primeiro dia do vestibular. São 12 perguntas de língua portuguesa, 8 de segunda língua (escolhida pelo candidato entre as opções de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e libras), 10 de matemática e 10 de biologia.

A prova ocorrerá de forma simultânea em 23 cidades do Estado: Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. No caso dos candidatos que optarem por Florianópolis, há possibilidade de direcionamento para municípios da região metropolitana, como Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São José.

Novidade no ano passado, o modelo de considerar pesos diferentes para cada disciplina de acordo com o curso será mantido para esse vestibular — apesar de algumas alterações pontuais. O anexo 3 do edital detalha esses números conforme com cada curso. Os postulantes de administração, por exemplo, terão peso diferenciado para as questões de língua portuguesa (3x), matemática (3x) e ciências humanas e sociais (2x), além da redação (3x), enquanto as demais disciplinas serão valor 1. 

Há vagas em 101 cursos nos cinco campi da instituição: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Araranguá e Curitibanos. Apesar da procura menor, o curso de medicina no campus Florianópolis segue como o mais concorrido do vestibular. São 7.153 inscritos disputando 35 vagas de ampla concorrência, número inferior aos 7.964 candidatos do ano passado. Ainda assim, cada vaga será disputada por 204,37 concorrentes.

O segundo lugar é o curso de psicologia, também no campus Florianópolis, que teve 1.142 inscritos para 31 vagas de ampla concorrência — relação de 36,84 candidatos/vaga. Em seguida aparece o curso de direito diurno, enquanto a disputa pelo período noturno está no sexto lugar. Outra curiosidade da lista é que há apenas um curso de engenharia entre os dez mais concorridos: engenharia química, na nona posição.

Veja os dez cursos mais concorridos do vestibular, todos no campus de Florianópolis:

1) Medicina - 204,37 candidatos por vaga
2) Psicologia - 36,84 candidatos por vaga
3) Direito diurno - 35,42 candidatos por vaga
4) Cinema - 32,10 candidatos por vaga
5) Nutrição - 29,75 candidatos por vaga
6) Direito noturno - 29,39 candidatos por vaga
7) Arquitetura e Urbanismo - 28,00 candidatos por vaga
8) Odontologia - 23,83 candidatos por vaga
9) Engenharia Química - 22,82 candidatos por vaga
10) Enfermagem - 22,04 candidatos por vaga

Fique atento com o horário

Os portões abrem às 13h e os postulantes a universitários devem entrar no setor de realização das provas até 13h45min — quem chegar após esse horário será impedido de fazer a prova. Ao encontrar a sala, o candidato deve apresentar o documento de identidade informado no requerimento de inscrição e a confirmação de inscrição definitiva. Quem teve não tem o documento por motivo de perda, roubo ou extravio, deverá apresentar Boletim de Ocorrência expedido há, no máximo, 90 dias.

Apesar do limite de quatro horas para realização da prova, o candidato deve aguardar até 16h30min para deixar a sala e entregar o gabarito de respostas. Outra regra é que não devem permanecer na sala menos de três concorrentes, de forma que os remanescentes devem sair juntos e assinar a ata com o horário de conclusão da prova.

Mais dois dias de prova

O vestibular ainda terá provas no domingo e na segunda-feira. O segundo dia do concurso também terá 40 questões, sendo 10 de química, 10 de física e 20 de ciências humanas e sociais (entre perguntas de história, geografia, filosofia e sociologia). O vestibular encerra com a redação e as perguntas discursivas.

Leia Mais:

Acafe: confira lista de aprovados no Vestibular de Verão 2019

Conselho Nacional de Educação aprova nova base nacional curricular para o ensino médio

Relatório mostra que 34 praias de Santa Catarina estão impróprias para banho

 Veja também
 
 Comente essa história